Notícias | 21 de maio de 2020 16:09

Juíza do Rio aborda ‘Adoção e pandemia’ em live no Instagram

A juíza Mônica Labuto Fragoso Machado (3ª Vara da Infância, Juventude e Idoso do Rio) participou de transmissão ao vivo no Instagram do advogado Leandro Canavarros nesta quarta-feira (19). Eles trataram do tema “Adoção e pandemia: obstáculos de hoje, projetos para um futuro”.

Veja aqui a primeira parte da live. A magistrada abriu o encontro explicando que muitos adotantes estão com dúvidas sobre o funcionamento do Poder Judiciário neste período de pandemia.

“Tenho recebido muitos pedidos de habilitados que querem dar entrada na habilitação de adoção. Não estamos recebendo documento para processos novos. Este ano, os cursos de adoção que comecei na minha vara em janeiro e fevereiro continuam em andamento por plataforma digital. Mas alerto que os laudos não foram entregues por causa da visita domiciliar, que serão entregues após a abertura do fórum. A visita foi prejudicada”, disse Mônica.

Ela ainda deixou um conselho: “Para os locais que não estão com prazo suspensos, é uma boa tentativa fazê-los online, já que não temos previsão de reabertura dos fóruns. Estamos vivendo um momento em que temos que pensar no que é possível e trabalhar com o que tem”.

Assista aqui a segunda parte da transmissão. A magistrada também tratou de temas como as possibilidades para colher depoimento especial, audiências concentradas, o que fazer com guardas vencidas, possível superlotação de abrigos e projetos para acolhimento de jovens de 18 anos que não foram adotados, entre outros.

Leia também: Juízes criminais treinam uso de plataforma virtual de audiências
Vanice Valle atende aos associados por aplicativo virtual
Justiça dá prazo de 20 dias para que leitos ociosos de hospitais de campanha entrem em operação

Advogado Leandro Canavarro em live com a juíza Mônica Labuto | Foto: Reprodução/ Instagram