Notícias | 19 de julho de 2019 18:01

Juiz de Barra do Piraí promove aula sobre ergonomia e exercícios

Boa postura ao sentar é importante para saúde | Foto: Reprodução

Sentar-se corretamente, com quadris e joelhos flexionados em 90°, respeitando a curvatura da coluna, é o ideal para passar horas de trabalho sem provocar dores no corpo. Mas como nos reeducar para ter mais saúde? Para ajudar magistrados e servidores a pensar na qualidade de vida além do expediente, o juiz Diego Ziemiecki (2ª Vara de Barra do Piraí)  promoverá, na próxima quarta-feira (24), o evento “A importância do exercício físico e ergonomia”.

“Vivemos mais tempo, mas com menos qualidade de vida. É muito comum nossa vida ser sedentária, usando muito o computador ou o celular, nos deixar com a postura incorreta. Temos que fazer uma autorreflexão sobre o corpo, pensar mais em nós”, relembra o magistrado, que teve a iniciativa de organizar o evento após procurar ajuda de especialista.

Entre os 14 e 16 anos, Ziemiecki teve que usar colete corretor de postura como parte do tratamento para cifose (desvio de coluna geralmente na região torácica). Já adulto, aos 34 anos, começou a sentir dores constantes nas costas por conta da má postura.

“Trabalho entre 8 e 10 horas, a maior parte do tempo sentado, e levo cerca de uma hora no trajeto para casa. Passei a acordar de manhã com dor nas costas e, por conta do meu histórico, procurei ajuda profissional há dois meses. Neste curto período, já senti a diferença. Minha postura já melhorou e levanto sem dores”, contou ele.

A palestra será no Antigo Fórum Zóptico Batista, no bairro Matadouro, em Barra do Piraí, das 9h30 às 11h30. Dois profissionais de educação física estarão à frente: Leonardo Lente, especialista em reabilitação músculo-esquelética, e Felipe Neves, especialista em fisiologia e biomecânica de exercícios voltados à musculação. Serão abordados temas como “A importância do exercício físico”, “Riscos e patologias relacionadas ao sedentarismo” e “Os benefícios e melhorias físicas e psicológica”.

Leia também: Renata Gil participa de reunião com presidentes dos TJs do país
Associação muda temporariamente telefone da Sede Praiana
Cursos para aperfeiçoamento de magistrados abre inscrição