Nesta segunda-feira (2), o município de Itatiaia promoveu a solenidade de início das atividades do Projeto Restaurar, que foca na ressocialização de apenados pelo trabalho. O juiz Marvin Ramos Rodrigues Moreira, titular da 1ª Vara Cível de Resende, participou da solenidade, junto a autoridades municipais e representantes da Fundação Santa Cabrini.
O projeto, que começou nesta terça-feira (3) e é realizado em parceria com a Santa Cabrini, trabalhará com 25 apenados do regime semiaberto da Cadeia Pública de Resende. A ideia inicial é que os presos trabalhem na revitalização de creches e escolas públicas do município, com reformas e pintura das unidades educacionais. Todos serão supervisionados por profissionais de cada especialidade, como pedreiros, eletricistas, encanadores e pintores.
“A população sempre fala que o preso deve trabalhar. Essa é a importância do Projeto Restaurar: além de evitar a ociosidade do preso, mostra que ele é útil. Além disso, ensina um ofício para que ele, quando cumprir a pena, volte ao convívio da sociedade de forma diferente, evitando a reincidência”, argumenta Marvin.
O projeto é um braço do Ressocialização de Amor, com os mesmo moldes, realizado pela prefeitura de Resende. Clique aqui para ver o projeto de Resende.
Leia também: Novas funcionalidades do Serasajud aceleram trâmite processual
Posse na Regional da AMAERJ em Campos será no próximo dia 10
Edição 2020 do Innovare vai celebrar defesa da liberdade
Além do magistrado, estiveram presentes: Rafael Andrade, subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Eliel Ogawa, diretor da Cadeia Pública de Resende; Eduardo Guedes, prefeito de Itatiaia (PMDB); Darcy Luiz Moreira da Silva Azevedo, presidente da Fundação Santa Cabrini; Sebastião Mantovani, vice-prefeito de Itatiaia; Luciana Pimentel Cavallari, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia; e Soraya Balieiro, vereadora de Resende (PSB).