AMAERJ | 03 de março de 2020 14:49

Edição 2020 do Innovare vai celebrar defesa da liberdade

Presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves e dirigentes da AMB | Foto: Maria Rita Guedes/AMB

Destinado a reconhecer práticas voltadas ao aprimoramento da Justiça, o Prêmio Innovare foi lançado, na manhã desta terça-feira (3), em solenidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Será sua 17ª edição. O tema principal deste ano é a defesa da liberdade. Uma nova categoria avaliará iniciativas relacionadas à área de gestão.

Mais de 7 mil práticas já foram premiadas pelo Innovare desde sua criação. Os premiados da edição de 2020 deverão ser conhecidos em dezembro. O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, participou da solenidade.

Leia também: AMAERJ cria encontro especial para os magistrados aposentados
TJ-RJ decreta perda do cargo de procurador de Justiça Elio Fischberg
Em primeira reunião, diretoria da Associação define ações do biênio

O Prêmio Innovare aceita inscrições em sete categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania, que terão tema livre.

O lançamento contou com as presenças do presidente do Supremo tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli; da ministra Cármen Lúcia (STF); do presidente do STJ, João Otávio de Noronha; e do ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça.

“O Innovare premia iniciativas inéditas e que têm fácil aplicação, que não demandam muito custo. São, por exemplo, ideias novas de gestão”, afirmou Toffoli.

O tema para a prática Destaque será “Defesa da Liberdade”, enquanto as outras categorias terão tema livre. “A liberdade é um dos valores mais importantes da civilização. Sem ela, ninguém jamais será plenamente realizado, como indivíduo ou membro da comunidade”, disse, em comunicado, a direção do Innovare.

A Comissão Julgadora do Innovare terá mais três participantes este ano: o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi; e o juiz Iberê Dias, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O prêmio conta com o apoio de instituições parceiras, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da OAB, Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Grupo Globo.

As inscrições irão até 5 de maio e podem ser feitas no site do Innovare.

Felipe Gonçalves em lançamento do 17º Prêmio Innovare, em Brasília |Foto: Maria Rita Guedes/ AMB