Notícias | 20 de outubro de 2020 11:41

Juiz Abi Ramia tomará posse como membro honorário do IAB Nacional

Juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte | Foto: EMERJ

O juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte, 2º vice-presidente da AMAERJ, receberá o título de membro honorário do IAB Nacional (Instituto dos Advogados do Brasil). A posse acontecerá em sessão virtual na sexta-feira (23), às 16h.

“Recebi a honrosa indicação para integrar como membro honorário o tradicional Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843. Tive as indicações do meu nome e currículo aprovados por unanimidade. Agradeço tamanha honraria. Viva a advocacia do Brasil! Obrigado de coração”, afirmou o magistrado.

Graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes (1997), Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte é juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2005. Ele é doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha) e mestre e pós-doutorando em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). O magistrado atuou como juiz-auxiliar da presidência do TJ-RJ e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro.

Leia também: AMAERJ defende a atuação de extraquadro em gabinete de juízes
Votação do novo estatuto da AMB começará na quarta-feira (21)
Presidente Fux anuncia presença no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli

IAB

Fundado poucos anos depois da criação dos cursos de Direito no Brasil, ainda no Império, o IAB completou 177 anos em agosto.

Presidido por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o IAB nasceu tendo como principal objetivo a criação da Ordem dos Advogados. Até a chegada da OAB, a “Casa de Montezuma”, como é também chamado por seus sócios, congregava os bacharéis formados em Direito residentes na corte e nas províncias, competindo-lhes a elaboração do ordenamento jurídico e a organização legislativa e judiciária no Brasil Império.

Em 1888, ao assumir as funções que seriam da OAB, passou a assumir a denominação “Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros”, situação que se manteve até a década de 30, quando foi criada a OAB.

Ao longo de sua história participaram do Instituto ilustres juristas vinculados à formação do pensamento jurídico brasileiro e de outras instituições públicas, entre eles Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo, Clovis Bevilacqua e André Faria Pereira.

Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, assim como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.