Artigos de Magistrados | 03 de novembro de 2020 13:18

Site ‘Jota’ divulga artigo de juízes do Rio sobre o Juízo 100% Digital

Foto: Freepic

Especializado em Direito, o site “Jota” divulgou no domingo (1º) o artigo “‘Juízo 100% Digital’ e transformação tecnológica da Justiça no século XXI”. O texto é escrito pelos juízes Fábio Porto e Anderson de Paiva Gabriel, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e auxiliares da presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça); e pelo juiz federal Valter Shuenquener de Araújo, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e secretário-geral do CNJ.

Criado em outubro pelo CNJ, o Juízo 100% Digital autoriza os tribunais a executar atos processuais exclusivamente por meio eletrônico e remoto. As audiências e sessões passam a ocorrer exclusivamente por videoconferência.

“O ‘Juízo 100% Digital’ expressa um novo modelo de trabalho, e utiliza todo o potencial que a tecnologia pode fornecer ao Poder Judiciário, com significativa redução de custo e tempo, bem como aumento expressivo de eficiência, culminando por maximizar o efetivo acesso à justiça”, destacam os magistrados no texto.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Leia também: Tribunal do Rio é o primeiro do país a implantar o Juízo 100% Digital
À Folha, presidente da AMAERJ comenta judicialização da segurança
AMAERJ requer a suspensão do PJe nos Juizados Especiais Cíveis