Com o objetivo de fortalecer os vínculos de amizade dos juízes e desembargadores do Rio de Janeiro, a AMAERJ promoveu a 4ª edição do Encontro Estadual de Magistrados, de sexta-feira (23) a domingo (25). A confraternização reuniu 200 magistrados e familiares, em Mangaratiba (Costa Verde fluminense). Eles destacaram a oportunidade de rever colegas ativos e aposentados de várias regiões do Estado.
“O Encontro é muito importante porque é o momento que temos para reencontrar os colegas aposentados e conviver com os juízes da ativa. Está de parabéns a administração da Associação. Valeu a pena, agradeço muito”, afirmou o desembargador aposentado Giuseppe Vitagliano.
A juíza Juliana Bessa (Região Judiciária Especial – 2º Grupo) ressaltou a importância do congraçamento. “O Encontro foi ótimo. Nunca temos tempo de fazer isso no cotidiano. Como moramos em locais distantes, não consigo encontrar nem meus colegas de concurso. Foi muito bom. Parabéns pela organização.”
Leia também: Ato no Rio reúne 15 associações contra PL do Abuso de Autoridade
Manifestação associativa no Rio é destaque na imprensa nacional
Em homenagem, ministro Fux exalta ‘sensibilidade, razão e paixão’
Nos três dias de Encontro, os associados tiveram toda a estrutura do local para, de forma descontraída, conversar com os colegas e praticar tênis e beach tennis.
“O trabalho do juiz é sempre muito solitário. Na correria do dia a dia, não temos tempo de interagir. O evento é ótimo para rever os colegas em um ambiente fora do trabalho, bem relaxante, em um lugar maravilhoso que a AMAERJ nos proporcionou”, disse o juiz Sergio Ribeiro (4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital).
Os magistrados celebraram o fomento à união da classe para o fortalecimento do Poder Judiciário.
“Nós, aposentados, às vezes nos sentimos meio alijados do grupo. Mas, quando percebemos que a administração da AMAERJ se preocupa com isso, realmente nos conforta demais. Essa reunião com os magistrados do Estado do Rio, a terceira a qual eu compareço, serve de motivação para que haja sempre um motivo de confraternização entre os colegas. Isso é bom para toda a magistratura. Não tenho dúvida de que o Encontro se constitui um dos grandes êxitos da administração da presidente Renata Gil”, disse o desembargador aposentado Índio Brasileiro Rocha.
As vagas para o 4º Encontro Estadual de Magistrados esgotaram em julho. Em quatro edições, de 2017 a 2019, a confraternização reuniu ao todo mil participantes, entre juízes, desembargadores e familiares.
“É muito importante a realização desses eventos porque não conseguimos encontrar os colegas. Nosso trabalho é muito isolado, então é uma grande oportunidade. Nesses poucos dias, conseguimos ficar mais unidos, trocar ideias do trabalho e de fora do trabalho. É muito gratificante”, destacou a juíza Juliana Kalichsztein (Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias).