As inscrições no 2º Concurso de Redação “A EMERJ e o juiz do futuro” para alunos do Ensino Médio (categoria 2) estarão abertas até esta quarta-feira (31). Os estudantes discorrerão sobre “Qual o papel do Supremo Tribunal Federal em um Estado Democrático de Direito?”.
Poderão se inscrever os alunos das escolas públicas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro.
Leia também: Magistrados do Rio auxiliarão o novo corregedor nacional de Justiça
Missa de 7º dia da desembargadora Áurea Pimentel será na quarta-feira (31)
Ex-presidente da AMAERJ, ministro Salomão tomará posse no CNJ nesta terça (30)
A inscrição gratuita deverá ser feita pelas instituições de ensino por meio de seus coordenadores e será realizada obrigatoriamente por formulário online disponível no site da EMERJ.
As redações que tiveram o prazo de inscrição prorrogado entrarão em fase de análise dos requisitos no início de setembro. Os vencedores serão conhecidos até o dia 28 do mês.
As inscrições terminaram em 15 de junho para alunos do 6º ao 9º ano (categoria 1) das escolas públicas. O tema da redação foi “Os juízes precisam respeitar os direitos humanos?”.
Entre 16 e 26 de setembro, os textos aprovados serão analisados pela comissão julgadora, composta por magistrados definidos pelo Conselho Consultivo da EMERJ, membros da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e representantes do Programa Alumni-EMERJ e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ).
Segundo o edital do 2º Concurso de Redação, as redações precisam ter de 25 a 30 linhas. Devem ser inéditas e originais, ter pertinência ao tema proposto, criatividade, compreensão sobre o papel do Poder Judiciário na sociedade brasileira, clareza no desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical do texto, entre outros quesitos.
A EMERJ e o juiz do futuro
Criado em 2021, o projeto é uma oportunidade para os alunos da rede pública do Estado do Rio se aproximarem do Judiciário e despertarem o interesse por temas relacionados à Magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça. Na primeira edição, em 2021, seis alunos foram premiados.
Premiação
– Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, receberão um notebook.
– Os autores dos trabalhos classificados em 2º lugar, em cada categoria, receberão um tablete.
– Os autores dos trabalhos classificados em 3º lugar, em cada categoria, receberão um celular.
– As instituições de ensino dos estudantes autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, por categoria, receberão um computador desktop;
– Os estudantes do ensino médio autores dos cinco trabalhos mais bem colocados receberão também bolsa de estudo para cursos do Senac-RJ (exceto graduação, pós-graduação e MBA), desde que atendam aos requisitos internos do Programa Senac de Gratuidade;
– Todos os estudantes receberão um certificado de participação.
A cerimônia de premiação está prevista para 30 de setembro.