O Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) inaugurou nesta segunda-feira (16) a fotografia do desembargador aposentado Bernardino Machado Leituga em sua Galeria de Presidentes.
O homenageado, que presidiu o IMB de janeiro de 2012 a abril de 2013, descerrou a foto em companhia da esposa, Wilma, o atual presidente, desembargador Fábio Dutra. Leituga é o 1º tesoureiro da atual gestão da IMB.
Leia também: CNJ arquiva processo contra desembargador Luiz Zveiter
Câmara dos Deputados cria Comissão Especial da PEC da Permuta
Temas do CPC serão abordados em curso da EMERJ
Além de agradecer a homenagem, Leituga falou sobre seu comportamento pessoal e profissional ao longo de sua vida.
“Meu amor pelas coisas não tem materialidade nenhuma. Faço porque gosto, gosto de todo mundo, não tenho rancor de ninguém, não tenho inimizade por ninguém. Para mim, são todos iguais.”
Fábio Dutra proferiu palavras elogiosas ao colega Leituga.
“A inauguração de hoje é para homenagear e trazer à memória de todos aqueles que passarão por esse corredor doravante”, afirmou Dutra, para quem Leituga, em sua atuação como presidente do IMB, “soube segurar e agir com o peso da sabedoria, que sempre é necessária àqueles que presidem alguma instituição”.
Representante na cerimônia da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, o juiz federal Edmundo Franca de Oliveira, diretor de Integração Judiciária do IMB, afirmou que a AMB está à disposição para construir com o IMB “uma parceria em benefício não só da parte política e institucional da magistratura como, em igual forma, da parte cultural”.
Franca de Oliveira destacou ainda o férreo vínculo de amizade que o liga ao homenageado.
“Ser amigo de Leituga é um dos patrimônios que tenho na vida social”, concluiu.