Destaques Noticias | 12 de setembro de 2019 14:44

Hospital em Duque de Caxias acolhe vítimas da violência

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) participou da inauguração do primeiro Centro de Acolhimento ao Adolescente, à Criança e à Mulher Vítima de Violência (CAAC Lilás+) do Estado do Rio, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. O TJ-RJ foi representado por sua coordenadora, desembargadora Suely Lopes Magalhães. A cerimônia teve a presença do governador Wilson Witzel.

As unidades inicialmente selecionadas para a implantação do projeto do CAAC Lilás+ são o Adão Pereira Nunes e o Hospital Estadual Aberto Torres, em São Gonçalo. O Hospital Municipal Souza Aguiar já conta com um CAAC, mas não destinado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Leia também: TRE Vai à Escola visita unidade socioeducativa na Zona Norte
AMB homenageia 79 magistrados por atuar em defesa do Judiciário
Presidentes do STF e do STJ destacam ações da AMB pela democracia

A partir da proposta da Secretaria Estadual de Saúde de ampliar o atendimento do CAAC, as vítimas de violência doméstica poderão ser encaminhada para a realização de exame na sala de perícia do CAAC LILÁS+, além de realizar o registro de ocorrência dentro da estrutura do Centro de Acolhimento.

O espaço prestará atendimento multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos integrado com policiais e peritos. Os participantes do convênio que resultou na implantação do CAAC Lilás+ vão trabalhar de forma integrada e voltada para a elaboração de uma política pública para o atendimento conjunto de criança, adolescente e mulheres vítimas de violência doméstica.

No Adão Pereira Nunes, o CAAC Lilás+ ocupa área de 40m², com recepção exclusiva, espaço lúdico, brinquedos e TV, para que os usuários se sintam acolhidos. A sala de oitiva, onde haverá a entrevista investigativa, foi projetada com tratamento acústico e sistema de áudio e vídeo. Existe ainda uma sala de registros de ocorrência e um consultório onde serão realizados, caso necessário, exames de corpo de delito com um médico especializado.

O CACC Lilás+ nasceu em função do aumento do número de casos de violência contra a mulher e da necessidade crescente de prestação atendimento integral às vítimas.