AMAERJ | 12 de setembro de 2019 09:02

Presidentes do STF e STJ destacam ações da AMB pela democracia

Magistrados celebraram os 70 anos da AMB em sessão no STJ

As ações históricas da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) ao longo de seus 70 anos em defesa da independência e da autonomia do Poder Judiciário foram ressaltadas, nesta quarta-feira (11), por ministros de tribunais superiores em sessão comemorativa realizada no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília. Para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, a AMB faz parte da história de manutenção da democracia brasileira.

“A AMB promove uma união de forças. Se temos um Poder Judiciário extremamente fortalecido e atuante, dotado de plena independência e autonomia, se deve em grande medida a essa luta histórica da AMB. A vida associativa nos mantém unidos na defesa dos valores e objetivos comuns. Passados 70 anos, a AMB permanece contribuindo como nunca para a unidade da magistratura nacional”, afirmou Toffoli.

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, participou da cerimônia, que reuniu magistrados de todo o país. Além de Toffoli, compuseram a mesa da solenidade os presidentes João Otávio de Noronha (STJ), Jayme de Oliveira (AMB) e Romão Cícero de Oliveira (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) e o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins.

Ministro Dias Toffoli, presidente do STF

João Otávio de Noronha destacou que a AMB é uma associação que luta pelas prerrogativas que asseguram a independência e a isenção dos juízes e que blinda os magistrados de influências externas.

“São 70 anos de debates e trabalho árduo para atingirmos uma magistratura mais madura. A força e a independência da magistratura hoje devem muito aos bravos juízes que fundaram a AMB há 70 anos e aos que se associaram e defenderam o interesse de uma Justiça justa, independente, que garantisse a efetividade das tutelas jurisdicionais e a concretização dos direitos fundamentais. É com alegria e sabor de vitória que eu parabenizo todos vocês. Obrigado por ter nos dado juízes independentes”, frisou o presidente do STJ.

Jayme de Oliveira se disse honrado em presidir a associação no seu aniversário de 70 anos. Ele ressaltou a importância da atuação associativa.

“As associações assumiram um papel institucional fundamental. Sem a atuação das associações de magistrados, não se teria avançado em matéria de democracia, no aperfeiçoamento do próprio Judiciário e das nossas instituições. As associações têm voz e são respeitadas. Como maior associação de magistrados do país, a AMB é constantemente chamada a participar e se manifestar no STF, no CNJ, no Congresso e, às vezes, pelo Executivo. É na defesa da independência da magistratura, na democracia que as associações têm seu papel de maior destaque.”

Juízas Renata Gil, Maria Rita Manzarra e Julianne Marques estiveram no evento