Destaques da Home | 03 de fevereiro de 2021 16:15

Henrique Figueira assumirá a presidência do TJ-RJ nesta sexta (5)

Futuro presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira | Foto: Matheus Salomão

Magistrado há 33 anos, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira tomará posse como presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (5). A solenidade acontecerá às 14h no Tribunal Pleno. O magistrado sucederá ao desembargador Claudio Mello no comando do Judiciário fluminense durante o biênio 2021/2022.

O futuro presidente é carioca de Laranjeiras e tem 64 anos. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1978, Henrique Figueira trabalhou em Varas Cíveis e de Fazenda Pública na capital. Foi juiz auxiliar da presidência (2001 a 2003) e da 3ª vice-presidência do TJ (1996 a 1999).

Desembargador há 17 anos, o magistrado atua na 5ª Câmara Cível. Ele presidiu a Mútua dos Magistrados (2009 a 2012) e atuou como diretor-adjunto da AMAERJ (1994 a 1996 e 1998 a 2000). É católico e botafoguense.

Em entrevista à AMAERJ, ele ressaltou que defenderá incessantemente os direitos dos magistrados e buscará constantes melhorias na infraestrutura e nas condições de trabalho.

“Precisamos evitar perdas salariais, buscar a restauração de direitos violados, investir fortemente na segurança. Precisamos continuar a trilha das últimas administrações, que transporta o TJ para o futuro. Adotar novas tecnologias e proporcionar condições de trabalho de qualidade serão questões prioritárias em nossa gestão”, afirmou.

Nova administração

Eleitos em novembro de 2020, também tomarão posse os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Maldonado de Carvalho (1º vice-presidente), Marcus Henrique Pinto Basílio (2º vice-presidente), Edson Aguiar de Vasconcelos (3º vice-presidente) e Cristina Tereza Gaulia (diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).

A solenidade de posse da nova administração será transmitida pelo canal do TJ-RJ no Youtube. Em razão da cerimônia, o Tribunal suspenderá nesta sexta-feira (5) as atividades e os prazos dos processos físicos e eletrônicos no complexo do Fórum Central. As medidas urgentes serão resolvidas no Plantão Judiciário diurno.

Leia também: Presidente eleito, Henrique Figueira quer ‘transformação digital’ no TJ
Revista Fórum: Os novos líderes do Judiciário fluminense
Itaboraí poderá receber projeto-piloto em defesa das mulheres