EMERJ | 21 de julho de 2021 12:37

Golpes online e fraude bancária serão temas de webinar da EMERJ

O Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) debaterá nesta sexta-feira (23), das 14h às 17h, o tema “Fraude e engenharia social”. O debate, a ser transmitido ao vivo, abrangerá as fraudes bancárias e os golpes virtuais.

A live será aberta pelo presidente e pela vice-presidente do Fórum, juiz Flávio Citro e desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira. As palestras serão realizadas pelos advogados Walter Capanema e pelo chefe de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, Adriano Volpini.

As inscrições gratuitas estão abertas no site da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. O encontro será transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal de YouTube da Escola.

Leia também: Magistrado do TJ-RJ coordena curso de formação de peritos judiciais
Justiça do Rio mantém prisão preventiva de Jairinho e Monique Medeiros
Juiz José Alfredo Savedra é condecorado com a Medalha Santos Dumont

Tipos de golpes

A expressão “Engenharia social” é empregada para descrever o método de ataque em que alguém persuade um outro para conseguir informações confidenciais, aproveitando-se da ingenuidade ou da confiança da vítima.

Com pessoas físicas, este tipo de golpe pode ocorrer por e-mail, em que dizem que o usuário de uma conta bancária deve modificar sua senha por causa de um problema técnico; por contato telefônico, em que induzem a pessoa a passar alguns dados e a cortar o cartão do banco e entregar ao motoboy; e pelo Whatsapp, em que dizem que, para conseguir determinado benefício, a vítima tem que se cadastrar no link ou digitar o código de confirmação que enviaram para o seu celular.

*Com informações da EMERJ