AMAERJ | 12 de setembro de 2022 18:02

Geraldo Batista Júnior toma posse como desembargador do TJ-RJ

Eunice Haddad e Geraldo da Silva Batista Júnior | Foto: Matheus Salomão

Promovido a desembargador, Geraldo da Silva Batista Júnior tomou posse nesta segunda-feira (12) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou da solenidade.

Magistrado há 29 anos, Geraldo Batista Júnior entrou no plenário acompanhado dos desembargadores Francisco Pessanha Filho e Ricardo Alberto Pereira.

Filho do desembargador Geraldo da Silva Batista (1927-2016), o novo desembargador lembrou que o pai o encorajou a fazer concurso para a Magistratura, fez sua inscrição por procuração, deu dicas sobre a banca e emprestou livros. “Meu saudoso pai, embora não esteja mais presente entre nós, é o primeiro a merecer a minha gratidão neste momento”, afirmou.

“Hoje tenho a honra de passar a ser parte deste esplêndido Tribunal. Chego aqui com muita humildade, convicto de que a simplicidade é a maior das sofisticações e no firme propósito de cozinhar um feijão com arroz bem saboroso. Agradeço a receptividade dos membros deste Tribunal e a todos pela gentil e carinhosa atenção que foi me dada. Muito obrigado.”

Foto: Matheus Salomão

Presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), a desembargador Suely Lopes Magalhães ressaltou a atuação de Geraldo Batista Júnior no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campos dos Goytacazes.

“Ao tratar de assuntos tão relevantes, o magistrado mostrou sua sensibilidade e firmeza, tornando mais amenos os dias daqueles que sofrem intensamente em suas vidas. O Tribunal de Justiça recebe com muito respeito e admiração o magistrado que dedicou o seu trabalho em prol de causas tão relevantes. A Comarca de Campos dos Goytacazes se despede hoje do seu culto e dedicado juiz. Nós o recebemos de braços abertos para juntos desfrutarmos de sua sabedoria, amizade e experiência”, disse a magistrada.

O presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, deu as boas-vindas ao magistrado.

“É sempre muito bom recebermos no Tribunal um magistrado da sua estirpe, qualidade, história, que fez uma passagem belíssima pela 1ª instância. Um magistrado que sempre foi exemplo, se portou com toda elegância e inteligência que se precisa ter para o nosso múnus. O Tribunal se sente muito orgulhoso da sua ascensão ao cargo de desembargador. Tenho certeza que, nesta fase da sua vida profissional, seguirá os passos do seu maior exemplo, que brilhou nesta Corte, o seu pai, desembargador Geraldo da Silva Batista. Seja muito bem-vindo, muito sucesso, muita paz e muito trabalho”, ressaltou Figueira.

Henrique Figueira e Geraldo da Silva Batista Júnior | Foto: Matheus Salomão

Trajetória

Nascido em Bom Jesus do Itabapoana, Geraldo da Silva Batista Júnior tem 56 anos. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (1989), em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense). É especialista em Direito Processual e mestre pela faculdade.

Ex-promotor de Justiça, ingressou na Magistratura fluminense pelo 17º Concurso, em 21 de outubro de 1993. Passou pelas Comarcas de São Fidélis, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna. Atuava no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campos dos Goytacazes.

Geraldo da Silva Batista Júnior | Foto: Matheus Salomão
Henrique Figueira, Francisco Pessanha Filho, Geraldo da Silva Batista Júnior e Ricardo Alberto Pereira | Foto: Matheus Salomão

Leia também: Tribunal criará em fevereiro Câmaras de Direito Público, Privado e Empresarial
TJ publica nova lista de antiguidade de juízes após unificação de entrâncias
Magistrados apresentam sugestões para aperfeiçoar dosimetria da pena