Educação | 01 de setembro de 2022 11:23

Fórum Permanente debaterá as perspectivas da Justiça Restaurativa

“A Justiça Restaurativa no Brasil: desenvolvimento, implementação e perspectivas futuras” será o tema da primeira reunião do Fórum Permanente de Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em 8 e 9 de setembro.

O evento presencial é promovido em conjunto com o Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (Nupepaj). Acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Escola (Rua Dom Manuel, 25, Centro do Rio), com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube.

A Justiça Restaurativa é uma abordagem alternativa para a resolução de conflitos entre oponentes. Sua meta é a solução consensual de conflitos, a partir da participação ativa dos envolvidos. Um dos princípios da Justiça Restaurativa é promover a aproximação e a restauração entre as partes.

Dia 8

A abertura do encontro será feita pela diretora-geral da EMERJ e coordenadora do Nupepaj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; pelo presidente do Fórum, desembargador Marcelo Anátocles; e pelo vice-presidente do Fórum, juiz André Felipe Tredinnick.

Serão palestrantes o professor Ivo Aertsen, coordenador da linha de pesquisa em Justiça Restaurativa e Vitimologia do Instituto de Criminologia de Leuven (Bélgica), e o advogado, professor e pesquisador Daniel Achutti.

Dia 9

A abertura reunirá o desembargador Marcelo Anátocles e o juiz André Felipe Tredinnick. Os palestrantes serão as professoras Fernanda Fonseca Rosenblatt, doutora em Criminologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra), e Raffaella Pallamolla.

Inscrição

Para se inscrever, acesse https://emerj.com.br/site/evento/8195.

Leia também: Magistrados do Rio visitam a sede da AMB em Brasília
CNJ aprova recomendação sobre entrada de magistrados em presídios
Ministro Fux e magistrados do Rio participam de seminário da Uerj