Brasil | 30 de agosto de 2022 11:31

Fórum da EMERJ analisará uso de câmeras pessoais na PM de São Paulo

O sistema de câmeras corporais utilizado pela Polícia Militar de São Paulo será debatido pelo Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Leia também: No governo do Rio, AMAERJ trata de unificação de entrâncias e residência jurídica
Inscrição em concurso de redação para estudante terminará nesta quarta (31)
Magistrados do Rio auxiliarão o novo corregedor nacional de Justiça

O encontro “Avaliação do programa de uso das câmeras corporais pela Polícia Militar de São Paulo: resultados preliminares” ocorrerá nesta quinta-feira (1º), das 10h às 12h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Escola (Rua Dom Manuel, 25, Centro do Rio). O presidente do Fórum, desembargador Wagner Cinelli, fará a abertura.

Participarão Joana Monteiro, professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/Ebape), e Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais e coordenador da Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo (USP).

Atuarão como debatedores os professores Bárbara Gomes Lupetti, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Veiga de Almeida; e Fernando de Castro Fontainha, da EMERJ e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-Uerj); e o pesquisador Cléssio Moura de Souza, da Universidade Friedrich-Alexander em Erlanger-Nuremberg (Alemanha).

Os batalhões que adotaram as câmeras pessoais baixaram em 87% as ocorrências de confronto, segundo a PM paulista. Os equipamentos instalados nas fardas dos policiais registram áudio e vídeo em tempo real. Começaram a ser usados em 2020. Segundo a PM, a queda é dez vezes maior do que nos batalhões que não utilizam equipamentos.

O encontro será transmitido pela plataforma Zoom. Acesse https://emerj.com.br/site/evento/8203 para se inscrever.