Com roteiro, direção e música do desembargador Wagner Cinelli, o curta-metragem de animação “Sobre Ela” (“About Her”, na tradução literal em inglês) teve sua première mundial no último sábado (26), em Nova York (EUA), no Urbanworld, um dos festivais que qualificam para o Oscar.
A violência doméstica é o tema do filme, que está na seleção oficial de mais dois festivais: North Dakota Human Rights Film Festival (EUA), em novembro, e Near Nazareth Film Festival (Israel), em dezembro.
O curta-metragem retrata a relação abusiva do homem que subjuga a mulher e transforma o lar em um ambiete de medo. Cinelli se interessou pelo tema a partir da experiência como juiz criminal nos anos 90. Ele dedicou-se ao estudo de desigualdade de gênero no mestrado que realizou na London School of Economics (Reino Unido).
“Quando atuei como juiz criminal, impressionou-me o número de casos de maridos que agrediam suas companheiras e a continuação do vínculo entre eles, a despeito da relação abusiva. Parecia uma pandemia de abusadores e vítimas predestinados a uma vida de tormenta”, afirmou.
Leia também: AMAERJ pede ao CNJ ferramenta no PJe que identifique precedentes
TJ sorteia cinco desembargadores para julgar impeachment de Witzel
CNJ determina uso de detector em fórum onde atuou Patrícia Acioli
Como alguns festivais exigem ineditismo nacional ou regional, o filme aguarda ser exibido nos eventos em que está inscrito para, em seguida, ser disponibilizado nas redes sociais. Depois dos festivais, o “Sobre Ela” será lançado em encontro na EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), no Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, presidido pela juíza Adriana Ramos de Mello.
O curta tem a direção de arte de Lucas Chewie e produção da Com Domínio Filmes. Inspirado pela realização do filme, Cinelli acaba de concluir o livro “Sobre Ela: uma história de violência”, que será lançado pela Editora Gryphus ainda neste ano.