O TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) inaugura nesta quarta-feira (3), às 11h, a exposição “85 anos do voto feminino no Brasil”. Em seguida, às 12h30, o tema será comentado em palestra pela filósofa Viviane Mosé. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, participará do evento, no Espaço Cultural Humberto Braga (Praça da República, 54/56, Centro).
Idealizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a mostra foi exposta na sede na Corte, em Brasília, no ano passado. A conquista do voto feminino aconteceu a partir do primeiro Código Eleitoral, em 1932, durante o governo provisório do presidente Getúlio Vargas.
Leia também: Divulgação de fake news preocupa, diz desembargador André Gustavo
Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo que exibe a totalização de votos durante a eleição
Conheça o processo de aprovação da Constituição Federal de 1988
A exposição conta com fotos, documentos e textos que traçam a trajetória do direito ao voto no país. “Ao exibir esta mostra, estamos homenageando essas bravas mulheres, responsáveis por termos, hoje, o valioso direito ao voto. Vamos colaborar para o conhecimento da história dessa conquista e lembrar que devemos exercê-lo da forma mais consciente e participativa possível, para que as mudanças aconteçam e possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta o TCE-RJ.
O objetivo da mostra é retratar a consolidação da participação feminina nas eleições, apresentando um histórico do processo de inclusão da mulher na rotina democrática. Atualmente o número de eleitoras alcança, no Brasil, mais de 75 milhões, representando cerca de 52% do total do eleitorado.
(Com informações do TSE)