AMAERJ | 01 de outubro de 2018 10:47

Divulgação de fake news preocupa, diz desembargador André Gustavo

Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, vice-presidente da AMAERJ | Foto: EMERJ

Em entrevista ao “Estadão” sobre o impacto das fake news na corrida eleitoral, o primeiro vice-presidente da AMAERJ, André Gustavo Corrêa de Andrade, afirmou que a internet pode ser uma ferramenta para elucidar “esses casos de pessoas que se sentem protegidas pelo anonimato e têm prazer em espalhar ódio e preconceitos”. Estudioso do tema, ele destacou que a questão preocupa pela propagação do discurso de ódio.

“A campanha provocou um aumento na divulgação das fake news e isso é preocupante. Essa é uma questão que preocupa por causa do discurso de ódio. Tem de ser combatida culturalmente”, afirmou. A reportagem apresenta casos recentes ocorridos ao longo das eleições deste ano e como as pessoas atingidas esclarecem as situações.

Leia também: ‘Neste momento eleitoral, é preciso pacificar’, afirma Torquato Jardim
Corregedoria vai apurar vazamento de processo sigiloso de Bolsonaro
Presidente do TRE-RJ divulga comunicado oficial sobre situação da candidatura de Garotinho

Também é mostrado um levantamento do jornal no Google Trends, plataforma que mostra as buscas feitas por internautas. Segundo a pesquisa, desde 16 de agosto (início da campanha), pelo menos um boato sobre os presidenciáveis esteve entre os dez termos mais buscados no Google por semana.

Clique neste link e leia a reportagem do “Estadão” na íntegra.