AMAERJ | 30 de junho de 2022 16:15

Eunice Haddad participa da celebração de dois anos da Sinal Vermelho

Magistrados presentes à celebração do 2º ano da campanha Sinal Vermelho | Foto: AMB

Campanha de combate à violência doméstica criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Sinal Vermelho completou dois anos. Para celebrar a data e ressaltar a importância do movimento de proteção das mulheres, magistrados de todo o país se reuniram na noite desta quarta-feira (29) em Foz do Iguaçu (PR). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou da solenidade, realizada na hidrelétrica Itaipu Binacional.

Estiveram presentes a presidente da AMB, Renata Gil; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; presidentes de associações estaduais de magistrados; juízes de vários tribunais; e a ativista Luiza Brunet, participante de ações em defesa dos direitos das mulheres.

Dentre os dirigentes de associações, reuniram-se pela primeira vez nove líderes femininas da Magistratura brasileira – as presidentes Renata Gil, da AMB; Eunice Haddad, da AMAERJ; Euma Tourinho, da Ameron (Rondônia); Maria Rosinete dos Reis, da Asmac (Acre); Marianne de Mattos, da Amages (Espírito Santo); Nartir Weber, da Amab (Bahia); Odete Almeida, da Asmeto (Tocantins); Patrícia Carrijo, da Asmego (Goiás); e Vanessa Mateus, da Apamagis (São Paulo).

Nove presidentes de associações de magistrados durante o evento em Foz do Iguaçu

Também participaram as juízas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Juliana Cardoso, diretora da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica, e Mirela Erbisti, membro do Comitê do TJ-RJ de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cogen).

A Sinal Vermelho surgiu em razão do alarmante aumento de casos de violência contra mulheres dentro de casa durante a pandemia. A iniciativa permite que mulheres vítimas de abusos, ameaças e agressões denunciem os infratores e peçam ajuda por meio de um X vermelho desenhado na palma da mão. Segundo a AMB, várias vidas já foram salvas pela campanha ao longo destes dois anos.

Na celebração do 1º ano da Sinal Vermelho, em 2021, as mãos da estátua do Cristo Redentor receberam o X vermelho. Neste ano, com o objetivo de chamar ainda mais atenção para a campanha, em outro ponto turístico, as luzes da Itaipu Binacional foram acesas durante a solenidade. A atual fase da iniciativa convida os homens a apoiarem a causa.

Renata Gil, Humberto Martins e Luiza Brunet | Foto: AMB
Mirela Erbisti e Juliana Cardoso | Foto: AMB

Leia também: EMERJ entrega Troféu Romy a dez mulheres engajadas na causa feminista
Revista Fórum: União da Magistratura do Rio é destaque no CBM 2022
Trekking no maciço da Pedra Branca acontecerá em 16 de julho