AMAERJ | 30 de maio de 2022 15:50

Eunice Haddad fala aos estudantes no retorno do programa Juristur

Cerca de 50 estudantes do ensino médio da Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador (Zona Norte do Rio), participaram, nesta segunda-feira (30), do programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”. Eles foram recepcionados pela presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e pelo coordenador do projeto, juiz aposentado Joel Pereira dos Santos. O programa foi retomado após a interrupção de mais de dois anos imposta pela pandemia de Covid-19.

Aos estudantes, Eunice Haddad destacou a importância da Justiça “para a democracia”. Ela disse que conhecer o Judiciário de perto é fundamental para que os jovens tenham “noção de cidadania”, tornem-se “cidadãos responsáveis” e façam “boas escolhas”.

Para Pereira dos Santos, o retorno do Juristur “é marcante e emocionante”.

“Hoje recebemos mais de 40 alunos de uma grande escola. Desenvolvemos o trabalho de visitação e o comparecimento às dependências do Fórum”, disse o magistrado.

Na visita, os alunos conversaram com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Figueira, no Salão Nobre. O grupo conheceu o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri e os plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno.

Em 2019, último ano de realização, o Juristur recebeu 437 visitantes. As faculdades e escolas interessadas em inscrever os estudantes para participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail juristur@amaerj.org.br.

O Juristur é iniciativa da AMAERJ. Foi criado em 1996 com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum, o funcionamento e a estrutura dos órgãos do Poder Judiciário.

Leia também: Renata Gil vence o Prêmio Faz Diferença, do jornal ‘O Globo’
AMAERJ promoverá encontro com o presidente da RJPrev na quarta (1º)
Posse da AMAERJ-Campos dos Goytacazes será nesta terça-feira (31)