Cerca de 50 estudantes do ensino médio da Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador (Zona Norte do Rio), participaram, nesta segunda-feira (30), do programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”. Eles foram recepcionados pela presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e pelo coordenador do projeto, juiz aposentado Joel Pereira dos Santos. O programa foi retomado após a interrupção de mais de dois anos imposta pela pandemia de Covid-19.
Aos estudantes, Eunice Haddad destacou a importância da Justiça “para a democracia”. Ela disse que conhecer o Judiciário de perto é fundamental para que os jovens tenham “noção de cidadania”, tornem-se “cidadãos responsáveis” e façam “boas escolhas”.
Para Pereira dos Santos, o retorno do Juristur “é marcante e emocionante”.
“Hoje recebemos mais de 40 alunos de uma grande escola. Desenvolvemos o trabalho de visitação e o comparecimento às dependências do Fórum”, disse o magistrado.
Na visita, os alunos conversaram com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Figueira, no Salão Nobre. O grupo conheceu o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri e os plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno.
Em 2019, último ano de realização, o Juristur recebeu 437 visitantes. As faculdades e escolas interessadas em inscrever os estudantes para participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail juristur@amaerj.org.br.
O Juristur é iniciativa da AMAERJ. Foi criado em 1996 com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum, o funcionamento e a estrutura dos órgãos do Poder Judiciário.
Leia também: Renata Gil vence o Prêmio Faz Diferença, do jornal ‘O Globo’
AMAERJ promoverá encontro com o presidente da RJPrev na quarta (1º)
Posse da AMAERJ-Campos dos Goytacazes será nesta terça-feira (31)