Judiciário na Mídia Hoje | 07 de março de 2023 13:27

Escolas de samba são multadas por exporem crianças a risco durante desfile de carnaval em Campinho

*O Globo

Vários tiroteios foram registrados durante as apresentações | Foto: Reprodução

Treze escolas que desfilaram na Avenida Ernani Cardoso, na estrutura conhecida como “Nova Intendente Magalhães” foram multadas em valores que variam de três a 20 salários mínimos (entre R$ 3.918 a R$ 26.120). A decisão partiu da 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital. A punição foi pelo desrespeito à decisão da juíza Mônica Labuto, que havia determinado que crianças e adolescentes não desfilassem nas agremiações por causa dos riscos de bala perdida decorrentes de disputas dos morros do entorno.

A magistrada havia baseado sua decisão num parecer desfavorável da Polícia Militar. Num ofício enviado à Justiça antes do carnaval, o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), tenente-coronel Bruno Xavier, levava em conta os confrontos armados provocados pelas disputas de bandidos do Morro do Campinho para afirmar ser “desfavorável à presença de crianças e adolescentes, independentemente de serem participantes ou espectadoras, no evento”.

O espaço na Ernani Cardoso foi anunciado em janeiro como projeto Nova Intendente pela prefeitura do Rio, Riotur e a Superliga, responsável pelo desfile das 72 escolas de samba das séries Prata e Bronze. No mesmo local também desfilaram as agremiações filiadas à Livres. O objetivo era ter um local mais confortável, com aumento da capacidade, mais estrutura de banheiros e camarotes.

Porém, o novo endereço não passou nos testes. Além da proibição da participação de crianças e adolescentes, pela Justiça, por causa da violência, durante o evento teve tiroteios que levaram duas agremiações associadas à Livres a desistirem de desfilar, além de problemas no trânsito, que geraram muitas queixas dos moradores.

Esses acontecimentos levaram o prefeito Eduardo Paes a anunciar na semana passada que muito provavelmente não repetirá os desfiles das escolas das séries Prata e Bronze no mesmo local no próximo ano. Depois de uma série de problemas e reclamações de moradores, Paes anunciou que busca uma nova área na Zona Norte, margeando Avenida Brasil, para criar o que chamou de “Passarela do Samba 2”.

Leia também: Revista Justiça & Cidadania lança concurso de artigos científicos
Órgão Especial define critérios de escolha para Câmaras de Direito Empresarial
Reunião do Conselho de Representantes da AMAERJ reúne juízes de nove Regionais