Brasil | 29 de outubro de 2021 12:48

TV Justiça exibe programa com entrevista da juíza Raquel Chrispino

Sub-registro de nascimento foi o tema do programa “Link CNJ” | Foto: CNJ

A juíza Raquel Chrispino, diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, falou sobre sub-registro civil em entrevista ao programa “Link CNJ”. A TV Justiça exibiu a conversa nesta quinta-feira (28). Participou, ainda, do programa, a jornalista, escritora e professora universitária Fernanda da Escóssia.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estima-se que, das 2.968.736 crianças que nasceram em 2018, pelo menos 23 mil não receberam certidão de nascimento nos primeiros 15 meses de vida. O número de crianças sem documentos pode chegar a 70 mil entre as nascidas naquele ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Raquel Chrispino venceu o Fórum Mundial de Direitos Humanos, em 2013, pelo trabalho sobre Erradicação do Sub-Registro de Nascimento.

Além da magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e de Fernanda da Escóssia, autora do clássico “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento”, participaram do programa o juiz Thiago Inácio de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), e o presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Gustavo Renato Fiscarelli.

A entrevista será reapresentada pela TV Justiça neste sábado (30), às 12h; no domingo (31), às 14h; e na terça-feira (2/11), às 7h30. O programa pode ser assistido abaixo:

Leia também: Em artigo na ‘Folha’, juíza do Rio trata do sub-registro civil
Magistrado do TJ-RJ é eleito para a Cúpula Judicial Ibero-Americana
Trabalho sobre drama indígena na pandemia concorre ao Prêmio AMAERJ