Os 39 anos de atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso no Direito serão celebrados em seminário em 29 de novembro, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). No encontro, organizado pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), ministros, desembargadores, juízes, professores, procuradores do Estado e assessores no STF homenagearão Barroso.
O seminário acontecerá das 9h30 às 18h45. A abertura será feita pelos desembargadores André Andrade (diretor-geral da EMERJ) e José Muiños Piñeiro Filho (presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da EMERJ) e pelo juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte.
Leia também: Após trabalho associativo, deputada criará PEC da Permuta
CBMA promove o 3º Congresso Internacional de Mediação
IMB promove palestra sobre ‘Temas Contemporâneos de Processo Civil’
O encontro terá a participação do ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto e dos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Herman Benjamin e Rogério Schietti Cruz.
No encontro, a foto de Barroso será inaugurada na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. Ainda haverá o lançamento da Revista da EMERJ dedicada ao ministro. O Tribunal Pleno está localizado na Rua Dom Manuel, s/nº, 10º andar, Fórum Central.
Nascido em Vassouras (Vale do Paraíba, RJ), Barroso formou-se em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1980. No final de 1981, começou a ministrar aulas de Direito Constitucional na universidade. Ele fez mestrado em Direito na Yale Law School (EUA), em 1989, e doutorado em Direito Público na Uerj, em 2008. Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Universidade de Harvard (EUA).
Barroso foi o primeiro colocado no concurso público para procurador do Estado do Rio de Janeiro, em 1985. Em 2013, ele tomou posse como ministro do STF, na vaga de Ayres Britto. É vice-presidente do TSE desde 2018.