EMERJ | 23 de maio de 2019 10:26

EMERJ promove palestras para celebrar o Dia Nacional da Adoção

Foto: Reprodução

Para saudar o Dia Nacional da Adoção, neste sábado (25 de maio), magistrados e especialistas se reunirão na EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) na 4ª edição do “Adoção em Pauta”, nesta sexta-feira (24), das 9h às 17h. Na abertura do encontro, estará presente o juiz Sérgio Ribeiro (diretor de Proteção Integral e Direitos Humanos da AMAERJ e presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da Escola).

Leia também: Juízas participarão de curso em Palermo, na Itália
Magistrados debatem melhorias em projeto para jovens aprendizes
Alexandre de Moraes estará no seminário ‘A Magistratura que Queremos’

O encontro debaterá pautas atuais da adoção nacional. O primeiro painel abordará as “Questões da adoção e da destituição do poder familiar: os prazos processuais, o tempo subjetivo e as políticas sociais”, com a participação de Ribeiro, Eliana Knopan, coordenadora do Grupo Institucional de Apoio à Adoção da VIJI (Vara da Infância, da Juventude e do Idoso), e Miriam de Souza Silva, assistente social da 3ª Vara de Infância. A mediação será feita por Silvana Moreira, assessora jurídica da Angaad (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção).

Em seguida, será debatida “A experiência da adoção internacional de irmãos por famílias distintas”, que contará com a participação da juíza Mônica Labuto (3ª VIJI) e da desembargadora Daniela Brandão, que atua na CEJAI (Comissão Estadual de Adoção Internacional).

À tarde, os painéis serão “A memória para além do processo” e “Procedimentos da habilitação para adoção e a relação da Vara da Infância com os grupos de apoio à adoção: limites e possibilidades”.

As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente pelo site da EMERJ. O evento acontecerá no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro do Rio). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone (21) 3133-3369.