Brasil | 21 de maio de 2021 11:31

Escola da Magistratura organiza seminário virtual sobre adoções

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25 de maio, terça-feira próxima), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá o webinário “Adoção em Pauta”, organizado pelo Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica. O evento será transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube na segunda (24) e na terça-feira (25).

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2019 a 2020 houve queda de 67% no número de adoções no Estado do Rio. Em 2019, foram 179 crianças ou adolescentes adotados. Em 2020, primeiro ano da crise sanitária, houve 59 adoções.  A redução dessa quantidade em razão da pandemia será um dos assuntos debatidos.

Leia também: Com apoios da AMB e da OAB, Brasil Sem Fome arrecada doações
Magistradas do TJ são tutoras de novo curso de aperfeiçoamento da EMERJ
Juiz Vitor Moreira Lima toma posse no Conselho Antidrogas do Rio

O primeiro dia de seminário (24) trará dos temas “O acolhimento institucional e as vicissitudes durante a pandemia: o trabalho com a reintegração familiar e a aproximação na adoção”, “Reintegração durante a pandemia”, “Habilitação para adoção na pandemia: é possível?”, “Entrega legal para adoção”, “Projeto busca das origens Cevij e Cejai”, e “Busca das origens nas adoções nacionais: relato de experiência”. 

As palestrantes do primeiro dia serão as psicólogas Tatiana Moreira, Maria das Graças dos Santos Duarte e Patrícia Glicério Rodrigues Pinho. Também participarão as assistentes sociais Mirian de Souza Silva e Carla Muniz de Castro Garcia. A assistente social Marcelle Santos e a psicóloga Eliana Bayer Knopman atuarão como debatedoras. 

“Prerrogativas legais e distorções sobre a adoção”, “Indicação e aproximação da criança com a família acolhedora”, “Atendimento e o desligamento da família acolhedora”, “Indicação e aproximação da criança com a família adotiva”, “A lei que prevê a adoção por famílias acolhedoras” serão os temas do segundo dia do seminário.

Haverá palestras da presidente da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Silvana do Monte Moreira, da assistente social Andrea Cristina Pereira e das psicólogas Ana Paula Sampaio e Aline Pereira Diniz. A debatedora será a psicóloga Eliana Olinda Alves.

A abertura do webinário caberá ao presidente do Fórum, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ.

Inscreva-se aqui para o dia 24 do seminário.
Clique aqui para se inscrever no dia 25 do webinar.