AMAERJ | 19 de maio de 2022 19:03

Em posse, presidente da AMAERJ dá boas-vindas aos novos juízes

Presidentes Eunice Haddad, da AMAERJ, e Henrique Figueira, do TJ-RJ, com os novos juízes | Foto: Matheus Salomão

Após uma longa jornada no 48º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira, 49 novos juízes tomaram posse nesta quinta-feira (19) no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, saudou os colegas. “Estaremos ao lado de vocês em tudo aquilo que for relevante e imprescindível à busca de justiça. Juntos, vocês, os juízes recém-empossados, e nós, os colegas que já labutam neste Tribunal, dignificaremos mais ainda a profissão.”

“O exercício da Magistratura é uma missão para a qual os senhores e senhoras se candidataram e, como resultado do difícil processo seletivo, habilitaram-se de maneira plena. Ao longo do desenrolar de suas carreiras, tenho certeza que perceberão cada vez mais a importância dos magistrados. Sem magistrados e tribunais independentes não existe o Estado Democrático de Direito”, ressaltou Eunice Haddad, que também representou a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A presidente da AMAERJ destacou que o trabalho dos colegas deve ser voltado à prestação de serviços jurisdicionais da mais alta qualidade. “Esta é uma marca de honra do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Estou certa que vocês estarão à altura dos desafios que surgirão cotidianamente e os engrandecerão com denodo, empenho, inteligência, discernimento, trabalho, dedicação. São qualidades que todos vocês demonstraram ter no decorrer do processo de seleção.”

Eunice Haddad | Foto: Matheus Salomão

Eunice Haddad entregou o pin da Associação para os colegas. Os novos juízes substitutos foram aprovados pela Comissão do Concurso em 5 de maio. A partir de segunda-feira (23), eles participarão do Curso de Formação de Magistrados da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), que ministrará aulas teóricas e práticas ao longo de quatro meses.

O presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, destacou que a Corte tem orgulho em receber os novos magistrados. “Este é um momento de muita alegria, que faz a gente lembrar da nossa posse. É com muita honra que presido este ato solene. O juiz não é nem melhor nem pior que os outros, ele exerce uma função relevante e deve fazê-lo sempre próximo das pessoas, atento ao que se passa no meio social.”

“Ouçam todos com cortesia, sem jamais perder a imparcialidade, que é a bússola do juiz. O juiz deve se munir de humildade, respeito a tudo e a todos, além de firmeza para garantir sempre a autoridade da lei e do Poder Judiciário. Os senhores assumem o compromisso de trabalhar arduamente para o nosso Tribunal de Justiça continuar sinônimo de competência e qualidade”, frisou Figueira.

Henrique Figueira | Foto: Matheus Salomão

O 1º vice-presidente da Corte, José Carlos Maldonado, lembrou que o ato de julgar é um ato solidário. “Sem testemunha, sem compartilhamento, sem postergação. São estes sentimentos que vossas excelências, a partir de hoje, irão usar como ferramentas na nova profissão que estão abraçando. O único conselho é que cada sentença seja sempre a primeira e, quando houver dúvida, ouçam no silêncio de seus gabinetes a voz do coração.”

Ao discursar em nome dos novos magistrados, o juiz Cariel Patriota ressaltou que os colegas deverão julgar conforme os autos, com imparcialidade e responsabilidade.

“Temos consciência da garantia de julgar com independência. A República Federativa do Brasil depende de nossa independência, especialmente nestes tempos em que o Poder Judiciário é diuturnamente atacado. Sem independência, abala-se a estrutura do Poder Judiciário e, consequentemente, o equilíbrio entre os Poderes da República. Essa turbulência não pode ser permanente, não podemos permitir isso. O Estado Democrático de Direito também de nós depende. O Poder Judiciário somos todos nós, cada um de seus membros.”

Também compuseram a mesa o conselheiro Mauro Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Elton Leme; o procurador-geral da Justiça, Luciano Mattos; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Messod Azulay Neto; o ex-presidente do TJ-RJ Luiz Zveiter; o corregedor-geral da Justiça, Ricardo Cardozo; o 2º vice do TJ, Marcus Basílio; a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), Cristina Gaulia; o presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), Peterson Barroso Simão; e o juiz Eric Scapim, diretor de Recepção de Novos Magistrados da AMAERJ.

Cariel Patriota e Eunice Haddad | Foto: Matheus Salomão

Confira a lista dos novos juízes:

Adones Henrique Silva Ambrosio Vieira
Akira Sasaki
Alex Freitas Lima
Amanda Ferraz Queiroz
Ana Paula Gadelha Mendonca
Andrew Francis dos Santos Maciel
Aryanna Natasha Porto de Godoi
Bernardo Girardi Sangoi
Cariel Bezerra Patriota
Carlos Eduardo Pimentel das Neves Reis
Carolina Vicente Bisognin
Daniel Calafate Brito
Davi da Silva Grasso
Davi Kassick Ferreira
Diego Isaac Nigri
Enrique de Novais Siqueira Filho
Eric Baracho Dore Fernandes
Erica Bueno Salgado
Felipe Consonni Fraga
Fernando Lucchini Pontes Nogueira
Gabriela Frazão de Souza
Guilherme de Souza Almeida
Guilherme Willcox Amaral Coelho Turl
Helenice Rangel Gonzaga Martins
Henrique Gonçalves Ferreira
Isabela Pinheiro Guimarães
Jeison Anders Tavares
José Francisco Buscacio Maron
José Renato Oliva de Mattos Filho
Juarez Fernandes Cardoso
Kyle Marcos Santos Menezes
Luis Augusto Tuon
Mariana Pedrolo Padilha Cardoso
Matheus Della Giustina Perin
Nando Machado Monteiro dos Santos
Nilson Luis Lacerda
Paulo Henrique Caetano Ramos
Pedro Campos de Azevedo Freitas
Rafael Leão e Souza da Silva
Rafael Santana Garcia
Raphael Jorge de Castilho Barilli
Renan de Freitas Ongaratto
Renan Pereira Ferrari
Sandro Wurlitzer
Tassiana da Costa Cabral
Thais Mendes Tavares
Thales Nogueira Cavalcanti Venancio Braga
Victor Agustin Jaccoud Diz Torres
Victor Vasconcellos de Mattos

Leia também: Eunice Haddad defende Justiça ágil e simples ao abrir o 49º Fonaje
Júri do ex-marido da juíza Viviane do Amaral será em novembro
Ministro Salomão e juiz Daniel Vargas lançam livro sobre eleições

Solenidade aconteceu no plenário do Tribunal Pleno | Foto: Matheus Salomão
Presidente da AMAERJ entregou o pin da Associação para os novos colegas | Foto: Matheus Salomão
Discurso do desembargador José Carlos Maldonado | Foto: Matheus Salomão
Foto: Matheus Salomão