Notícias | 24 de julho de 2019 16:55

Em Barra do Piraí, palestra mostra benefícios do alongamento

À frente, juiz Diego Ziemiecki (dir.) com os professores Felipe Neves (camisa preta) e Leonardo Lente (camisa verde)

“A cada hora ou duas trabalhadas, pare um minuto e alongue-se”: este o conselho principal da palestra “A importância do exercício físico e ergonomia”. O encontro, ocorrido nesta quarta-feira (24) no fórum antigo de Barra do Piraí, foi organizado pelo juiz Diego Ziemiecki (2ª Vara de Barra do Piraí) e reuniu cerca de 30 pessoas.

Dois professores de educação física fizeram a palestra. Felipe Neves (especialista em fisiologia e biomecânica de exercícios voltados à musculação) falou sobre anatomia. Leonardo Lente (especialista em reabilitação músculo-esquelética), sobre atividade física e sedentarismo. Ao fim do encontro, Lente ensinou quatro exercícios de alongamento para serem feitos no trabalho.

“O pessoal foi participativo, a fala deles foi muito boa. Ele passou uma prévia do que é exercício, de como o sedentarismo acarreta doenças, e que essas muitas vezes são motivos de afastamento do trabalho. Apresentaram fotos da evolução postural de outros alunos pra mostrar que essas pequenas mudanças fazem a diferença. Muitas pessoas reclamam de dores, algumas crônicas. A palestra pode ter sido a primeira etapa para uma mudança positiva para essas pessoas”, assinalou o magistrado.

Leonardo Lente faz alongamento com os participantes

Leia também: Juiz de Barra do Piraí promove aula sobre ergonomia e exercícios
Professora de Direito fala na AMAERJ, nesta sexta (26), sobre a Reforma
Biometria já atinge 69% do eleitorado brasileiro

Para ele, a palestra deixou uma mensagem. “Levante-se, movimente-se. Não é difícil fazer algo que vá melhorar sua saúde. Em um minuto, você pode quebrar um padrão de comportamento. Esquecemos do corpo e da vida por estarmos submersos no trabalho, no dia-a-dia. Mas, fazendo isso, podemos render mais”, afirmou Ziemiecki.

Um dos planos do juiz é fazer uma palestra por semestre, sobre diversos assuntos, no Fórum Antigo Zóptico Batista. “A previsão é que a próxima, em setembro, seja jurídica. Traremos dois juízes, de Niterói e Duque de Caxias, para falar”, disse.

Professores na palestra