Destaques da Home | 16 de março de 2023 15:03

Em aula inaugural de 2023, EMERJ dá as boas-vindas aos alunos

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta quinta-feira (16), a aula inaugural do primeiro semestre de 2023 do curso de especialização em Direito Público e Privado. A 1ª vice-presidente da AMAERJ, desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, participou do evento. O encontro recepcionou os novos alunos.

A Escola homenageou na aula seu idealizador e primeiro diretor-geral, desembargador Cláudio Vianna de Lima. Ele dirigiu a entidade de 1989 a 1996. Faleceu em 2 de maio de 2001, aos 78 anos, e deixou um legado importante nas letras jurídicas nacionais.

No evento “A EMERJ ao tempo do desembargador Cláudio Vianna de Lima”, os magistrados rememoraram passagens e histórias do homenageado e de outros professores que passaram pela Escola.

Diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo | Foto: Matheus Salomão

O diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, apresentou o projeto de formação que a EMERJ organizou para 2023 e comentou sobre sua trajetória profissional e como ex-aluno. Ele destacou que o sonho de Claudio Vianna de Lima, ao estruturar a EMERJ, era criar uma escola que preparasse “magistrados para entrar e depois para continuar [na Magistratura]”. 

“É isso o que a EMERJ faz. Prepara você para o ingresso e depois para ser um excelente magistrado, para devolver à sociedade tudo aquilo que recebemos”, complementou Bezerra de Melo.  

Desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves | Foto: Matheus Salomão

A desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves falou sobre sobre o período de dedicação integral que a levou a ingressar na EMERJ e na Magistratura. Ela contou que, ao ser aprovada na EMERJ, pensou: “Se tenho a capacidade para entrar nessa escola, posso passar no concurso [para a Magistratura do Rio]”. 

Os desembargadores Cláudio Dell’Orto, vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ e ex-presidente da AMAERJ, e Patrícia Ribeiro Vieira, presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da Escola, e a diretora do Departamento de Ensino, Bianca Oliveira de Farias, contaram algumas de suas experiências na Escola e as novidades que serão implementadas. 

Também falaram sobre o período de estudantes na EMERJ os desembargadores André Andrade (ex-diretor-geral), Katya Maria Monnerat (presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ), Eduardo Gusmão e Margaret de Olivaes dos Santos e os juízes Isabela Pessanha Chagas e Eric Scapim (diretor de Recepção de Novos Magistrados da AMAERJ).

A aula inaugural aconteceu no Auditório Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça (TJ-RJ).

Leia também: Juiz do Rio será palestrante de fórum internacional na Índia
Presidente da AMAERJ, aposentados e pensionistas abordam pautas remuneratórias
Desembargador Elton Leme e juiz Afonso Henrique Barbosa se despedem do TRE