Artigos de Magistrados | 24 de junho de 2020 13:33

Em artigos, Anderson de Paiva trata do uso de ferramentas tecnológicas

Juiz Anderson de Paiva Gabriel

Conselheiro do Departamento de Estudos e Pesquisas da AMAERJ, o juiz do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Anderson de Paiva Gabriel ressaltou, em dois artigos publicados pelo site Jota, o uso de ferramentas tecnológicas durante a pandemia do coronavírus.

“Reconhecimento facial, uso de drones, mapas de calor, tratamento massivo de dados, monitoramento de celulares e medidas restritivas de locomoção: se décadas atrás apareciam apenas em obras futuristas de ficção científica, nos últimos anos vêm sendo cada vez mais aplicados para fins de segurança pública. Especialmente agora, no cenário de combate à Covid-19, o uso integrado de tais tecnologias encontra-se em expansão. Não se tratam, portanto, de iniciativas isoladas, mas de um fenômeno de âmbito global”, destaca.

Confira aqui o artigo “Ferramentas tecnológicas e controle da pandemia”, em coautoria com a professora de Direito da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) Chiara Spadaccini de Teffé.

Leia aqui “Tecnologias de ‘contact tracing’ e a proteção dos dados de localização”, em que Anderson de Paiva escreve com a desembargadora do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) Ivana David.

Leia também: Em debate virtual, magistrados abordarão a imagem do Judiciário
Cursos online da EMERJ reúnem mais de 650 magistrados desde março
TJ-RJ bate novo recorde de despachos durante o home office