Destaques da Home 2 | 24 de junho de 2020 12:10

Cursos online reúnem mais de 650 magistrados desde março

A EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) se reinventou diante do cenário trazido pela pandemia. A Escola já oferecia cursos de aperfeiçoamento para magistrados na modalidade Ensino a Distância (EaD) mas, desde março – início da quarentena no Estado – intensificou a oferta de aulas virtuais. Mais de 650 magistrados se inscreveram nos cursos.

A Escola disponibilizou nove cursos de março a junho, dos quais oito tiveram vagas esgotadas. A praticidade do treinamento online, a relevância dos temas e o renomado time de professores resultou em grande procura dos cursos pelos magistrados. De julho a novembro, a EMERJ oferecerá mais 20 cursos online, alguns já com vagas esgotadas.

Leia também: TJ-RJ bate novo recorde de despachos durante o home office
Em debate virtual, magistrados abordarão a imagem do Judiciário
Missa de 7º dia de Sylvio Capanema será exibida pela internet

As formações são oferecidas pelo Deama (Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados). Cada curso conta com 30 horas/aula e utiliza a metodologia participativa, por meio de debates virtuais de casos concretos. Até o momento, dos mais de 650 magistrados inscritos, 113 são de juízes de outros Estados do Brasil.

A demanda foi tão expressiva que, na maioria dos cursos oferecidos, o DEAMA abriu lista de espera, já que as vagas nas turmas em EaD são limitadas a 40.

Os temas dos cursos são variados: “O Juiz e Atividade Notarial e Registral”, “Grandes Temas do CPC”, “Execução no CPC/2015”, “Execução Penal”, “Gestão de Pessoas”, “Lei nº 12.850/2013. Organização Criminosa”, “Media Trainning”, “Julgamentos Repetitivos – IRDR”, “Tecnologia em Tempos de COVID-19”, “Interdição em Tempos de Pandemia”, “Direito Obrigacional e Contratual”, “Relações Privadas e a Crise Decorrente da COVID-19”, “Redação Forense e Comunicação Assertiva”, “Direito Eleitoral”, “Inovações da Lei Anticrime”, “LINDB e Pacote Anticrime” e “Impactos do COVID no Direito Administrativo”.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Magistrado no site do TJ-RJ. Clique aqui para saber mais sobre os cursos oferecidos pela EMERJ.