Destaques da Home | 24 de junho de 2020 11:30

Missa por Sylvio Capanema será transmitida pela internet

Sylvio Capanema

A missa de 7º dia em memória do desembargador Sylvio Capanema de Souza será realizada na sexta-feira (26), às 10h. Haverá transmissão pela plataforma Zoom e pelo canal no Youtube da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima.

Notável magistrado, advogado e professor, Sylvio Capanema morreu aos 82 anos. Natural do Rio, formou-se em 1960 pela Faculdade Nacional de Direito. Especialista em Direito Imobiliário, Capanema foi coautor do projeto de lei que resultou na Lei do Inquilinato (8.245/91).

Exerceu, de 1970 a 1994, o cargo de consultor jurídico da Associação dos Proprietários de Imóveis do Rio de Janeiro e da Confederação das Associações de Proprietários de Imóveis do Brasil. Fundou a ABAMI (Associação dos Advogados do Direito Imobiliário).

Após 33 anos de atuação como advogado, ele ingressou na Magistratura do Estado do Rio de Janeiro em 1994, pelo quinto constitucional. No Tribunal de Justiça do Rio, Capanema atuou na 10ª Câmara Cível, junto ao atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux. Foi 2º vice-presidente da Corte na gestão do desembargador Sergio Cavalieri Filho (2005-2006) e 1º vice-presidente na gestão do desembargador Murta Ribeiro (2007-2008). Integrou o Órgão Especial e o Conselho da Magistratura do TJ-RJ.

Capanema aposentou-se compulsoriamente em abril de 2008, ao completar 70 anos. Em seguida, ele voltou a advogar e criou o escritório Sylvio Capanema de Souza Advogados Associados, no Centro do Rio.

Capanema foi diretor Cultural da AMAERJ no biênio 2014-2015. Também atuou como professor titular de Direito Civil da Universidade Candido Mendes, professor emérito da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) e conferencista das Universidades de Coimbra (Portugal) e Salamanca (Espanha).

Em 2017, recebeu a Medalha Tirandentes, maior honraria do Estado. “Essa comenda passará a ser o penhor de meu amor ao Brasil e ao meu Estado, o Rio de Janeiro”, disse ao ser condecorado. Também foi homenageado com as Medalhas do Mérito Judiciário, do Mérito Militar, do Mérito da Justiça Eleitoral, do Mérito da Justiça do Trabalho, do Pacificador, JK e Pedro Ernesto.

Sylvio Capanema era pai dos juízes do TJ-RJ Marcia Santos Capanema de Souza, Flávia Santos Capanema de Souza e João Paulo Knack Capanema de Souza.