CNJ | 11 de março de 2022 13:47

Edição 2022 do Prêmio Innovare celebrará a educação e a cultura

Destinada a reconhecer práticas voltadas ao aprimoramento da Justiça, foi lançada nesta quinta-feira (10) a 19ª edição do Prêmio Innovare. O tema principal do ano será “Educação e Cultura: o futuro do país”.

A categoria especial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será Inovação e Acesso à Justiça. Para concorrer na categoria, os tribunais devem fazer as inscrições até o dia 7 de abril pelo Portal do CNJ de Boas Práticas do Judiciário.

Leia também: AMAERJ lamenta a morte da juíza Inês Joaquina Coutinho
Diretoras da AMAERJ conversam com juíza sobre o Maria da Penha Virtual
Em artigo, desembargador aborda preconceitos em processo seletivo

Durante a reunião virtual, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, destacou a importância da premiação. “Desde 2004, o Innovare busca identificar, reconhecer e valorizar práticas inovadoras que tragam melhorias para o funcionamento do Judiciário brasileiro e fazer com que essas práticas sejam disseminadas pelo país em favor do Brasil”, afirmou.

O Prêmio Innovare também recebe inscrições nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Para participar destas categorias, é necessário se inscrever, até 22 de abril, no site www.premioinnovare.com.br. Todas têm tema livre. O Innovare escolherá uma prática que esteja alinhada ao tema principal da premiação.

O Judiciário do Rio de Janeiro já venceu o Innovare seis vezes. Confira as práticas premiadas:

2004 – TJ-RJ/Cristina Gaulia – Comissão de Acompanhamento de Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ)
2007 – Murilo Kieling – “O Juizado Especial Criminal como Garantia de Segurança para o Cidadão-Consumidor-Torcedor”
2008 – TJ-RJ – Projeto de ajuda de custo a peritos que atuam em processos em que há gratuidade de Justiça
2011 – Marilene Melo Alves – “Programa de Mediação em Comunidades Atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras – Upps”
2014 – Adriana Ramos de Mello – “Projeto Violeta”
2015 – Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – “Apadrinhar”