AMAERJ | 10 de março de 2022 15:10

Diretoras da AMAERJ conversam com juíza sobre o Maria da Penha Virtual

Juízas Juliana Cardoso, Elen Barbosa e Adriana Ramos de Mello

As diretoras de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ Elen Barbosa e Juliana Cardoso receberam a juíza Adriana Ramos de Mello em live no Instagram nesta quarta-feira (9). As magistradas conversaram sobre o aplicativo Maria da Penha Virtual.

Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (JDVFM) de Três Rios (Centro-Sul Fluminense), Elen Barbosa afirmou que o app “é uma garantia maior para a mulher vítima”. “[O aplicativo] ficou um ano na Capital e, há um mês, outros três municípios o receberam de forma experimental”, disse.

A juíza Juliana Cardoso, titular do JDVFM de Itaboraí (Região Metropolitana), lembrou que no momento posterior a uma agressão “as mulheres passam por uma oscilação de sentimentos. Ela quer denunciar, mas enfrentar uma ida até a delegacia faz com que desista. Naquele momento de tensão, ela vê outras características do abusador. A facilidade de estar com o app em mãos é fazer [o pedido] de forma rápida”.

As diretoras conduziram a live em que Adriana Ramos de Mello explicou como surgiu a iniciativa e seus benefícios. Lembrou que o web app facilita o acesso à Justiça e cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) de número 5 (igualdade de gênero), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação).

“Reputo esse app como de grande inovação no Judiciário do Rio, tanto que ganhou o Prêmio CNJ Viviane Vieira do Amaral por incorporar tecnologia. Talvez a gente não tenha dimensão da importância do aplicativo para as mulheres”, disse a titular do 1º JDVFM da Capital.

Veja a live na íntegra no perfil de Instagram da AMAERJ. Saiba mais sobre o aplicativo Maria da Penha Virtual.

Leia também: Justiça digital: caminho sem volta
Em artigo, desembargador aborda preconceitos em processo seletivo
Semana de Valorização da Primeira Infância acontecerá nos dias 15 e 16