Brasil | 29 de novembro de 2021 09:49

Direitos LGBTQIA+ serão debatidos pela EMERJ em evento nesta quarta (1º)

“Dezembro Vermelho: antidiscriminação (des)igualdades e (in)diferenças reflexões sobre os direitos LGBTQIA+” é o tema do evento que será promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) às 10h desta quarta-feira (1º).

A data é estabelecida como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids pela Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Dezembro Vermelho é o mês de conscientização e combate à Aids. 

O encontro, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube, será aberto pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo advogado Nélio Georgini da Silva, da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Os palestrantes serão o desembargador Roger Raupp Rios (TRF-4); a advogada Maria Eduarda Aguiar da Silva, presidente do Grupo Pela VIDDA; Indianarae Siqueira, ativista dos direitos humanos, da diversidade sexual e de gênero e responsável pela “Casa Nem”; Thamirys Nunes, coordenadora nacional da Área de Proteção e Acolhimento a Crianças, Adolescentes e Famílias LGBTI, na Aliança Nacional LGBTI; Vanessa Leite, pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Saúde e Sociedade (Unifesp); e Francisco Budal, diretor de Comunicação Institucional da EMERJ. 

O Brasil é um dos países que mais discrimina e mata pessoas LGBTs no mundo. De acordo com o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais, o país ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e também é o líder mundial em assassinatos de pessoas trans. 

Segundo o Relatório Parcial divulgado pelo Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil, gays e mulheres trans e travestis estão entre as principais vítimas da LGBTIfobia no país, com 102 e 86 casos, respectivamente. 

Inscreva-se aqui no evento Direitos LGBTQI+.

Leia também: ‘AMAERJ 30 Anos’ entrevista a juíza Renata Gil, presidente da AMB
Corregedor-geral do Rio, Ricardo Cardozo participa do 87º Encoge
Museu da Justiça começa a vacinar contra a gripe Influenza