O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Figueira, se despediu do comando do Tribunal Pleno, na sessão desta segunda-feira (30). “Quero dizer a todos da minha imensa alegria e satisfação de ter conduzido os destinos do Tribunal nestes dois últimos anos”, afirmou.
Presidente desde 2021, ele deixará o cargo na próxima sexta-feira (3). O desembargador falou sobre a gestão à frente do TJ.
“Foi um período de muito aprendizado, de muito trabalho. Com certeza tivemos bons resultados. Acertamos, erramos, faz parte, mas acho que a administração está muito satisfeita com o que aconteceu durante esse período. Muito obrigado a todos”, disse.
No plenário, a desembargadora Andréa Pachá homenageou o presidente. “Gostaria de manifestar aqui a alegria e a honra de ter o senhor na condução deste Tribunal nestes dois anos. Passamos momentos extremamente difíceis, pandemia, turbulências institucionais, e a sua condução segura, generosa, ética e republicana fez toda a diferença. Espero que o senhor seja muito feliz no TRE”, ressaltou.
Eleito em novembro de 2022 pelo Tribunal Pleno, o desembargador Henrique Figueira passará a integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a partir de março.
A nova administração do TJ-RJ tomará posse na sexta-feira (3), às 14h. Atual corregedor-geral da Justiça, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo assumirá a presidência do Judiciário fluminense para o biênio 2023/2024.
Leia também: Tribunal Pleno define lista tríplice para membro titular do TRE-RJ
TJ-RJ nomeia desembargadores para a nova Seção de Direito Privado
Magistrados removidos tomarão posse na próxima quinta-feira (2)