AMAERJ | 29 de maio de 2023 15:39

Desembargador Celso Ferreira Filho é homenageado em despedida

Desembargador Celso Ferreira Filho e juíza Eunice Haddad | Foto: Diego Carvalho

Após 39 anos de dedicação ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o desembargador Celso Ferreira Filho se despediu dos colegas nesta segunda-feira (29), em sua última sessão do Órgão Especial. O magistrado, que se aposentará compulsoriamente, recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense e foi celebrado pelos familiares e amigos. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na homenagem.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, afirmou que Celso Ferreira Filho é um exemplo de magistrado.

“É daqueles que têm a grandeza no coração e que sabe juntar o direito positivo com a sensibilidade. Dessa junção sai a justeza das suas decisões, sai o equilíbrio. Agora, Celso, você se aposenta. Sai dessa casa para uma outra fase da sua vida. E é justo porque você deu muito de você mesmo. Meu amigo, aproveite muito mais a sua vida, jogue bastante vôlei na praia. O seu legado você já deixou na Justiça, sempre vamos lembrar de você. Essa Casa é sempre sua, como de todos os aposentados que se dedicaram ao Tribunal de Justiça”, disse.

O desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos discursou em nome do Tribunal. “O desembargador Celso Ferreira Filho permanecerá neste Tribunal por direito próprio, uma espécie de usucapião afetivo, que se concretiza pela posse direta e exclusiva da amizade, respeito e admiração de todos aqueles que com ele conviveram durante esse longo tempo de Magistratura. Inicia agora a nova fase de vida e continuará iluminando, com a sua luz interior, as vidas de outras pessoas.”

Desembargadores Edson Aguiar de Vasconcelos e Celso Ferreira Filho | Foto: Diego Carvalho

Em vídeo exibido no plenário do Órgão Especial, familiares e amigos saudaram o desembargador Celso Ferreira Filho.

O homenageado se disse “extremamente comovido”. “Não sei como posso traduzir em palavras a minha emoção, o meu agradecimento nesse momento. Não posso deixar de agradecer a todos com quem convivi durante o tempo em que naveguei nesse imenso navio forense”, afirmou o desembargador Celso Ferreira Filho.

Carioca, Celso Ferreira Filho fará 75 anos no próximo dia 6. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1972. Ingressou na Magistratura em janeiro de 1984. Foi promovido a desembargador em 2001. Atuou como 2º e 3º vice-presidente do TJ-RJ. Trabalhou como professor de Direito Civil por mais de 20 anos.

Presidente Ricardo Rodrigues Cardozo condecora o desembargador Celso Ferreira Filho | Foto: Diego Carvalho
Familiares e amigos aplaudem o homenageado | Foto: Diego Carvalho

Leia também: AMAERJ é campeã do Campeonato Nacional de Futebol Livre pela 11ª vez
Associação sedia vacinação da Mútua contra herpes-zóster e HPV
TJ abre edital para o 49º Concurso de Ingresso na Magistratura