AMAERJ | 27 de maio de 2023 17:38

AMAERJ é campeã do Campeonato Nacional de Futebol Livre pela 11ª vez

Diretor de Desportos, juiz Ricardo Starling levanta o troféu junto aos colegas da equipe campeã da AMAERJ

Maior campeã de futebol da história da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a AMAERJ ganhou pela 11ª vez o Campeonato Nacional Livre. Os magistrados do Rio de Janeiro conquistaram o título neste sábado (27) de forma invicta. Na final, realizada em Campinas (SP), a AMAERJ venceu o Ceará por 3×0.

Em seis jogos, o Rio de Janeiro venceu quatro e empatou dois. A AMAERJ marcou 15 gols e sofreu apenas seis. Confira a campanha do título:

1ª fase
AMAERJ 2×1 AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses)
AMAERJ 2×2 Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros)
AMAERJ 3×2 Ajuris (Associação de Juízes do Rio Grande do Sul)

Quartas de final
AMAERJ 5×1 Amab (Associação dos Magistrados da Bahia)

Semifinal
AMAERJ 0x0 Apamagis (Associação Paulista de Magistrados) – AMAERJ venceu nos pênaltis por 4×3

Final
AMAERJ 3×0 Ceará

Os juízes Flávio Batista (2) e Eron Simas fizeram os gols do título na grande decisão. O diretor de Desportos da AMAERJ, juiz Ricardo Starling, destacou a união dos magistrados do Rio.

“Esse título coroou a união do grupo dentro e fora de campo. Aproveitamos o esporte para reforçar nossos vínculos de amizade e associativo. Lutamos um pelo outro. Tivemos a oportunidade de conviver num grupo integrado por juízes do último concurso até desembargador, o que permitiu uma troca de experiência associada a um olhar de quem acabou de entrar na carreira”, disse.

Ex-presidente da AMAERJ, o juiz Felipe Gonçalves frisou que o título foi merecido. “Estamos muito felizes, fizemos um excelente jogo e merecemos a conquista. A partida final foi franca e acabou sendo ótima para nós, que marcamos três gols.”

As partidas aconteceram na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Campinas. O torneio foi organizado pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e contou com a participação de cerca de 150 magistrados. Ao todo, 12 associações participaram da competição.

O juiz Ricardo Starling ressaltou a importância do futebol para a carreira da Magistratura e para o associativismo. “O time da AMAERJ jogou e ganhou na bola, demonstrando muito respeito aos adversários, que também se tornaram amigos depois de anos nos enfrentando. Isso permite uma troca de ideias com magistrados de todo o Brasil. As preocupações deles e as inovações que vêm dando certo serão informadas à nossa presidente”, afirmou.

A AMAERJ é a maior campeã da história do Nacional Livre, com 11 títulos (1996, 1997, 1998, 2003, 2006, 2007, 2009, 2011, 2017, 2018 e 2023). O diretor de Desportos da Associação homenageou o desembargador Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes.

“O desembargador venceu os três últimos campeonatos que disputou (categorias Máster, Sênior e Livre). Além de sua raça e empenho como jogador, demonstrou habilidade como técnico ao gerir o elenco, exercendo uma liderança democrática e firme ao mesmo tempo. Sempre com muito respeito aos que estão abaixo dele na carreira, ainda nos brinda com verdadeiras aulas de processo civil e humanística nos momentos em que não estamos jogando. Um grande exemplo de magistrado e ser humano para esse grupo.”

Foto: Alexandre Boiczar/Apamagis

A AMAERJ conta com o apoio esportivo da Mútua dos Magistrados e da Cooperativa de Crédito dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Magicredi). “Devemos um agradecimento especial ao desembargador Ricardo Couto, que, como presidente da Mútua, vem sendo um parceiro fundamental no incentivo ao esporte como uma forma de promover a saúde da Magistratura”, disse Ricardo Starling.

O diretor da AMAERJ convida os colegas a participar da 10ª edição dos Jogos Nacionais da Magistratura. “Quem não joga futebol poderá viver desfrutar de momentos como esse nos Jogos Nacionais da Magistratura, entre os dias 18 a 22 de outubro. Vencer é bom, mas o esporte envolve muito mais do que isso. 1, 2, 3, Rioooooo!”

Foto: Alexandre Boiczar/Apamagis
Foto: Alexandre Boiczar/Apamagis

Leia também: TJ abre edital para o 49º Concurso de Ingresso na Magistratura
Magistrados do Rio de Janeiro participam do Fonaje em Santa Catarina
AMAERJ acompanha reunião do presidente do TJ-RJ com juízes da Baixada