AMAERJ | 07 de fevereiro de 2022 20:11

Felipe Gonçalves destaca o afinco na defesa da Magistratura em sua gestão

Ao transmitir a presidência da AMAERJ para Eunice Haddad, nesta segunda-feira (7), o juiz Felipe Gonçalves relembrou o trabalho no biênio 2020/2021 e agradeceu a ajuda da diretoria, dos associados e dos funcionários. “Sinto-me muito feliz com os resultados que obtivemos. Dedicamo-nos com muito afinco à defesa dos interesses da Magistratura fluminense”, afirmou.

Felipe Gonçalves destacou a importância da Magistratura forte e unida e do Judiciário independente. O ex-presidente falou sobre o desafio de dirigir a Associação no período da pandemia.

“A AMAERJ não parou. Muito menos o Judiciário. Com a ajuda dessa diretoria tão parceira, dos associados, dos companheiros do quadro funcional da Associação, fomos em frente. Participamos de diversas reuniões com representantes do Poder Executivo, Legislativo e do Judiciário. Cuidamos do patrimônio da nossa Associação. Fizemos obras para manutenção das nossas sedes recreativas. As contas estão saudáveis.”

Ele deu as boas-vindas à nova presidente. “Tenho certeza que a doutora Eunice Haddad vai elevar mais ainda esse patamar de qualidade já alcançado. Tenho dito que não há ninguém mais preparado que ela para conduzir a nossa tão querida Associação nos próximos dois anos.”

Confira abaixo a íntegra do discurso do ex-presidente Felipe Gonçalves:

Senhoras e senhores, boa tarde.

Gostaria neste breve pronunciamento de despedida cumprimentar com muito carinho todos aqueles que, apesar das adversidades sanitárias, prestigiam aqui a posse da douta colega Eunice Bitencourt Haddad e de sua diretoria. Também saudar os amigos queridos que acompanham esta solenidade por meio digital. Logicamente, uma exigência destes tempos tão complicados.

A chapa mais Unidos Mais Fortes teve a direção da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro de 7 de fevereiro de 2020 a 7 de fevereiro de 2022. Em tempos tão difíceis, oferecemos o nosso melhor.

Dedicamo-nos com muito afinco à defesa dos interesses da Magistratura fluminense.  Perdemos a conta de quantas vezes fomos a Brasília tratar de temas de particular relevância para nossos juízes e desembargadores. Participamos de diversas reuniões com representantes do Poder Executivo, Legislativo e do Judiciário. Cuidamos do patrimônio da nossa Associação. Fizemos obras para manutenção das nossas sedes recreativas. As contas estão saudáveis.

Engajamos a AMAERJ, em movimentos muito importantes para a sociedade, como a defesa das mulheres vítima de práticas de violência; a arrecadação e distribuição de alimentos e donativos variados aos mais carentes, naquela primeira fase desta atroz pandemia; o amparo às crianças e adolescentes ameaçados por atrocidades.

No discurso que proferi ao assumir este honroso cargo, previ que seria uma tarefa hercúlea exercê-lo. E foi mesmo. Quem poderia imaginar naquele início de fevereiro que no mês seguinte o mundo pararia em função de uma moléstia sem cura que se espalhava de forma alarmante?

Paciência, a vida tem dessas coisas. A AMAERJ não parou. Muito menos o Judiciário. Com a ajuda dessa diretoria tão parceira, dos associados, dos companheiros do quadro funcional da Associação, fomos em frente. Hoje ao sair, garanto a vocês: sinto-me muito feliz com os resultados que obtivemos.

Tenho certeza que a doutora Eunice Haddad vai elevar mais ainda esse patamar de qualidade já alcançado. Tenho dito que não há ninguém mais preparado que ela para conduzir a nossa tão querida Associação nos próximos dois anos. Eunice fez parte da Diretoria Executiva da AMAERJ durante 4 anos seguidos. Depois integrou o Conselho Deliberativo e Fiscal. Foi juíza auxiliar da presidência. Teve assento na COMAQ, COJES, COSEG, entre outras comissões. A AMERJ estará em ótimas mãos.

Magistratura forte, unida, Judiciário independente, Estado Democrático de Direito. Como frisei naquele discurso há dois anos, este foi o lema de minha gestão, o meu ideal e o ideal dos companheiros. Assim pensa a dra. Eunice, candidata que realmente uniu a Magistratura fluminense na chapa Diálogo & União. Sem oponentes, ela elegeu-se de maneira inconteste. Terá o apoio e a parceria de todos nós.

Para fechar esta fala, faço um agradecimento aos integrantes da Diretoria do Biênio 2020/2021. Teresa de Andrade, Antônio Aurélio Abi-Ramia, Richard Ribert Fairchoug, Márcia Succi, Camilla Prado, Felipe Pinelli, João Felipe Mourão, José Savedra, Rodrigo Moreira Alves, Daniela Bandeira, Flávia Melo, Fabiano Reis, Wycliffe Couto, da diretoria executiva, Katya Moneratt e todo Conselheiros do Deliberativo e Fiscal, além dos mais de 90 Diretores Estatutários e de Departamentos.

Não poderia me esquecer dos funcionários da AMAERJ, que labutam no dia-a-dia conosco. À Renata Gil, pelo suporte que a AMB nos deu. E à minha família, que tanto me apoiou nestes dois anos.

Aos Desembargadores Henrique Carlos de Andrade Figueira, Figueira, Ricardo Cardozo, Cláudio Mello Tavares, que mantiveram as portas do Tribunal de Justiça abertas para a AMAERJ.

Aos Desembargadores Elton Leme, João Ziraldo Maia, Cláudio Dell’Orto e Cláudio Brandão, pelo diálogo com o TRE.

Ao Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e ao Presidente da ALERJ, André Ceciliano, pela interlocução com a nossa classe.

Ao Presidente Luiz Fux e aos Ministros Luis Felipe Salomão, Antônio Saldanha Palheiro e Marco Aurélio Belizze, pela atenção e zelo que dispensam à AMAERJ.

Aos meus pais, Anibal Neto e Angela Maria, pelos ensinamentos ministrados e pelo amor que me dedicaram. Daniele, amada esposa, companheira de todas as horas, mãe dos meus adorados Bernardo e Helena, cuja geração ainda representará muitíssimo para este Brasil tão sofrido, estou certo.

Muito obrigado.

Leia também: Relatório de Gestão 2020/2021
Ataques à Magistratura enfraquecem a sociedade, diz a nova presidente
Autoridades dos três Poderes desejam êxito à nova gestão da AMAERJ