AMAERJ | 07 de fevereiro de 2022 20:26

Autoridades dos três Poderes desejam êxito à nova gestão da AMAERJ

Cerca de 150 pessoas, entre autoridades e representantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, prestigiaram a cerimônia de posse da AMAERJ, nesta segunda-feira (7). Os dirigentes desejaram sucesso à nova diretoria da Associação. “Saúdo a colega Eunice Haddad para que tenha um mandato de êxito, acima de tudo em uma casa como a AMAERJ, onde aqui há juízes valorosos que dão exemplo para o Brasil todo”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Além de Fux, participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), André Ceciliano (PT); o presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira; os ministros Herman Benjamin e Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Elton Leme; e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.

Também estiveram na posse o corregedor-geral da Justiça, Ricardo Cardozo; o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux; o defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mauro Martins; o defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Luciano Bandeira; ex-presidentes do TJ-RJ e da AMAERJ; presidentes de associações estaduais de magistrados; e parlamentares.

Confira depoimentos das autoridades:

Luiz Fux, presidente do STF
Vivi momentos muito felizes neste Tribunal. Aqui, nesta casa, forjei amigos, meus valores éticos, morais e a minha independência. Também tive uma passagem pela AMAERJ. Havia uma diferença muito grande de salários entre juízes e desembargadores e tínhamos que reivindicar que houvesse uma razoabilidade nessa diferença. Tivemos um movimento muito expressivo de magistrados, com resultado exitoso. Os juízes e desembargadores passaram a ter uma diferença muito diminuta. Sei que a vida associativa é muito dura, mas é gratificante quando as reivindicações são atendidas à luz da justiça das pretensões.

Como presidente do STF e do CNJ, gostaria de dizer que estamos caminhando lado a lado com os juízes. Temos valorizado a classe da Magistratura e mantido uma postura de um crivo voltado para a razoabilidade de tudo o que chega lá em relação à Magistratura. Prestigiamos os juízes que agem com independência, sensibilidade, prudência, amor ao bem e à verdade.

Saúdo a colega Eunice para que tenha um mandato de êxito, acima de tudo em uma casa como a AMAERJ, onde aqui há juízes valorosos que dão exemplo para o Brasil todo, como tenho assistido. Que Deus proteja Vossa Excelência. Muito obrigado a todos, um prazer rever amigos de cada época da minha vida.

Henrique Figueira, presidente do TJ-RJ
Tenho 34 anos de Magistratura, desde o início vinculado à causa associativa. Participei de vários eventos, convivi com vários presidentes, e a AMAERJ sempre se pautou pela excelente qualidade de seus presidentes. Sempre foi um esteio, uma força, um poder que lutou e defendeu os magistrados do nosso Estado.

Tenho certeza que a AMAERJ continuará a trilhar este caminho porque a doutora Eunice é uma pessoa sensível aos problemas dos magistrados, que vai conduzir com plena maestria a nossa Associação. O Tribunal de Justiça se coloca à disposição para continuarmos esta bela parceria que vem se mantendo durante todos esses anos. É fundamental esse relacionamento respeitoso e amigável para que os interesses dos magistrados preponderem sempre na medida do possível. Sucesso!

André Ceciliano, presidente da Alerj
Tenho satisfação de ver essa entidade ser presidida mais uma vez por uma mulher. Ao longo dos anos, as mulheres ganham cada vez mais força e protagonismo no Judiciário. As doutoras Renata Gil e Eunice Haddad são expoentes dessa força e símbolos da liderança feminina em uma área que no passado era dominada por homens.

Devemos continuar dialogando para que possamos fazer prevalecer a independência dos Poderes, quem ganha com isso é o cidadão, a sociedade. Desejo muito sucesso. Não há justiça possível sem o Sistema de Justiça.

Renata Gil, presidente da AMB
Eunice Haddad tem seriedade de trabalho e compromisso com a Magistratura. Invade o meu coração de alegria assistir à sua posse como segunda mulher no Rio de Janeiro a titularizar a liderança do movimento associativo. Estendo esse cumprimento ao seu pai, sei que o céu hoje está em festa, um homem que tinha profundo respeito pelo associativismo, magistrado que é muito lembrado até hoje pelos nossos colegas.

Nunca o associativismo foi tão importante no nosso país. Em momentos de arroubos antidemocráticos, são as associações de magistrados unidas que se movimentam, fazem atos em favor da democracia, apresentam notas técnicas e se apresentam às autoridades reforçando o Estado Democrático de Direito brasileiro. Que nós sigamos fortes, unidos, firmes sempre em um único propósito de servir a sociedade, a cidadania e de fortalecer o Poder Judiciário. Parabéns!

Bruno Dubeux, procurador-geral do Estado
A política de fortalecimento e qualificação dos serviços públicos e do servidor público passa obrigatoriamente pela atuação firme das associações de classe. As associações têm tido um papel fundamental no fortalecimento institucional, especialmente do Sistema de Justiça. Outro papel importante é a defesa intransigente das prerrogativas.

O presidente Felipe honrou esses pilares, juntamente com sua diretoria. Desejo muito sucesso e sorte para a doutora Eunice Haddad, que é muito qualificada, para bem cumprir o legado deixado pelos ex-presidentes da AMAERJ.

Herman Benjamim, ministro do STJ
Agradeço ao presidente Felipe Gonçalves e sua diretoria pela extraordinária gestão em um momento tão difícil para todos, mas sobretudo para as associações. Tenho certeza que a nova presidente Eunice Haddad não apenas dará continuidade a esse trabalho magnífico de várias gestões, como trará a sua contribuição pessoal porque sabemos que seus méritos são muitos. Desejo muito sucesso.

A Magistratura brasileira só é grande e respeitada porque tem associações fortes e respeitadas. O Poder Judiciário do Rio de Janeiro é o primeiro do Brasil, independente. A Associação do Rio tem esse papel de liderança para o país.

Mauro Martins, conselheiro do CNJ
O momento é de festa, a Magistratura está festejando a posse da nossa queridíssima amiga Eunice Haddad. A doutora Eunice tem o DNA do bom juiz. Lembro do meu saudoso mestre Luiz Felipe Haddad, que não tenho a menor dúvida está aqui presente e festejando com Vossa Excelência esse momento.

O momento é muito difícil para a Magistratura, mas Vossa Excelência tem todas as condições de dar a continuidade ao trabalho desenvolvido por magistrados do quilate de Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, Luis Felipe Salomão, Thiago Ribas Filho, Renata Gil e o nosso querido amigo Felipe Gonçalves, dentre outros inúmeros magistrados que honraram a Associação. Tenha em mim um apoiador de primeira hora, pode contar comigo em todos os momentos. Desejo todo sucesso nessa árdua missão. Parabéns e felicidades.

Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça
Venho do movimento associativo, fui presidente da Amperj durante três mandatos e sou testemunha da importância da AMAERJ para a Magistratura fluminense. Foram muitas lutas no período em que estive integrando o movimento associativo. É fundamental uma Magistratura forte, com respeito às suas prerrogativas. O movimento associativo cumpre esse papel. Tenho certeza que a doutora Eunice fará um brilhante mandato, conte com o Ministério Público na defesa do Sistema de Justiça.

Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ
Parabenizo e desejo muito sucesso e felicidade neste mandato, nesse grande desafio para a doutora Eunice Haddad. Deixo aqui o apoio institucional da Ordem dos Advogados para o fortalecimento e a independência da Magistratura, fundamental para a democracia brasileira. Magistratura forte é a cidadania respeitada.

Cristina Gaulia, diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ)
A parceria da AMAERJ com a EMERJ é extremamente positiva e muito frutífera. Agora, mais importante ainda porque temos uma presidente da Associação que é mulher e uma diretora da Escola da Magistratura que é mulher. A chegada das mulheres magistradas aos cargos administrativos do Poder Judiciário é muito importante. Se unirmos ainda a presidente da AMB, Renata Gil, temos um trio muito iluminado e apto a trabalhar também pela igualdade de gênero.

Leia também: Ataques à Magistratura enfraquecem a sociedade, diz a nova presidente
Na posse da AMAERJ, Fux diz ser justo o reajuste do subsídio da Magistratura
AMAERJ, Regionais e FAIM têm novos diretores e conselheiros