CNJ | 25 de agosto de 2020 16:22

Conselho Nacional de Justiça lança novo sistema de penhora online

*O Globo

Foto: CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta terça-feira (25), um novo sistema para localizar e bloquear ativos de devedores com dívidas reconhecidas na Justiça. Chamado de Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), a ferramenta já está em operação e substituirá o Bacenjud, criado em 2000.

Pelo novo sistema, poderão ser bloqueados tanto valores em conta corrente, como ativos mobiliários, como títulos de renda fixa e ações.

Além disso, o Sisbajud permitirá que os juízes solicitem às instituições financeiras informações dos devedores como: cópia dos contratos de abertura de conta corrente e de conta de investimento, fatura do cartão de crédito, contratos de câmbio, cópias de cheques, além de extratos do PIS e do FGTS.

“Essa substituição se justifica pela necessidade de se incluir novas e importantes funcionalidades, o que já não era mais possível com o Bacenjud, por força das limitações técnicas decorrentes da natureza das tecnologias nas quais o sistema fora originalmente programado”, explicou o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli.

Leia também: Estoque de processos do Judiciário cai pelo segundo ano consecutivo
Com recorde histórico, magistrados do Rio são os mais produtivos do país pela 11ª vez
Lançamento do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli destaca impactos da pandemia nos direitos humanos

Ainda de acordo com o conselho, o Sisbajud vai possibilitar que as contas de pagamento sejam alcançadas pelas decisões judiciais e permitir que o magistrado registre a quantidade de vezes que a mesma ordem terá que ser reiterada até o bloqueio do valor necessário.

O procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, disse que os novos procedimentos vão dar mais agilidade aos processos.

“Nós vamos evitar o retrabalho do próprio magistrado e do Poder Judiciário, que não vão ter que ficar revisitando o sistema para fazer reiteração de comunicação de bloqueio”, afirmou.

O Sisbajud foi desenvolvido pelo CNJ, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Banco Central. A migração de dados entre os sistemas ocorrerá entre os dias 5 e 7 de setembro. No próximo dia 8, o Bacenjud será retirado do ar.