AMAERJ | 25 de agosto de 2020 13:10

Com recorde, magistrados do Rio são os mais produtivos pela 11ª vez

Pelo 11º ano consecutivo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro lidera o ranking de produtividade do Relatório Justiça em Números. Os juízes e desembargadores fluminenses bateram o recorde histórico do Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), com uma média de 4.281 casos julgados por cada magistrado em 2019. O número representa o dobro da média nacional (2.107). O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (25) pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

No segmento de tribunais de grande porte, o TJ-RJ é seguido pelos Tribunais de Justiça de São Paulo (2.663), Minas Gerais (2.019) e Rio Grande do Sul (1.891).

A AMAERJ parabeniza a todos pelo trabalho de excelência no Judiciário do Rio de Janeiro. Este é o maior índice de produtividade da Justiça fluminense e de um tribunal do país desde o início da série histórica, em 2009. Confira abaixo a média de casos julgados por cada magistrado do TJ-RJ de acordo com os relatórios do CNJ:

O Justiça em Números 2020 (ano-base 2019) foi apresentado por videoconferência durante a 2ª Reunião Preparatória para o 14º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O relatório é a principal fonte das estatísticas oficiais do Judiciário brasileiro. Anualmente, desde 2004, a publicação divulga a realidade dos tribunais, com detalhamentos da estrutura e produtividade, além dos indicadores e das análises para subsidiar a Gestão Judiciária.

O TJ-RJ também atingiu 100% do IPC-Jus (Índice de Produtividade Comparada da Justiça), junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, no segmento de tribunais de grande porte. O Tribunal do Rio ainda lidera o ranking de atendimento à demanda, com 171,3%.

Maior produtividade da história

Assim como o TJ-RJ, os tribunais brasileiros alcançaram os melhores números da história. A produtividade média dos magistrados do país cresceu 13% em relação a 2018. Cada magistrado solucionou 8,4 casos por dia útil. Foram baixados 35,4 milhões de processos, 3,7 milhões a mais do que no ano anterior.

“A produtividade média dos magistrados foi a maior dos últimos 11 anos, com 2.107 processos baixados. Temos de ter orgulho do Judiciário brasileiro. Os dados divulgados neste relatório corroboram essa afirmação. O nosso Judiciário é um dos mais produtivos do mundo, senão o mais produtivo”, afirmou o presidente do CNJ, Dias Toffoli.

Confira aqui a íntegra do Relatório Justiça em Números.

Leia também: Estoque de processos do Judiciário cai pelo segundo ano consecutivo