CNJ | 02 de março de 2023 12:42

Congresso do Foninj em SP abordará os direitos de crianças e adolescentes

O Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj) promoverá seu primeiro congresso nos dias 18 e 19 de maio, em São Paulo. O encontro terá como tema “Direitos de crianças e adolescentes: por que são prioridade absoluta e responsabilidade de todos?”.

Realizado na sede da Escola Paulista da Magistratura (EPM), o congresso deverá reunir cerca de 500 pessoas presencialmente e de forma virtual em transmissão online. As inscrições serão abertas em breve.

O Foninj é integrado por juízes auxiliares da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), magistrados que atuam em varas de crianças e adolescentes e entidades de classe e organizações com foco na infância e na juventude.

Diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ e presidente do Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), o juiz Daniel Konder integra o Foninj. Ele participou da primeira reunião do Fórum da Infância e da Juventude em 2023, no último dia 16.

Além da organização do 1º Congresso, foi abordado o aprimoramento de normativos de regulamentação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional Adoção e Acolhimento (SNA). Os integrantes do Foninj buscam fortalecer a articulação interinstitucional, a fim de garantir direitos previstos no ECA e ampliar o alinhamento previsto no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

Por sugestão do Fonajup, foi debatida também a atualização da Recomendação CNJ nº 8/2012, que trata da adoção de crianças com idade menor ou igual a três anos. Magistrados destacaram que, nesses casos, a guarda provisória deve ser concedida, preferencialmente, para pessoas devidamente habilitadas no SNA. De acordo com o juiz Daniel Konder, o objetivo é garantir o superior interesse das crianças.

(Com informações do CNJ)

Leia também: Juíza Eunice Haddad se reúne com parlamentares na capital federal
AMAERJ apoia campanha de ajuda às vítimas das tempestades em São Paulo
Seminário no Rio reunirá presidentes do Senado, do TSE e do TRE