AMAERJ | 13 de outubro de 2021 13:37

Concurso de redação ‘O Juiz do Futuro’ encerrará as inscrições nesta sexta (15)

Terminará nesta sexta-feira (15) o prazo de inscrições no projeto “O Juiz do Futuro”, da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). O concurso de redação, que se propõe a aproximar alunos de escolas públicas do Rio e o Poder Judiciário, tem o apoio da AMAERJ.

As inscrições, abertas em 2 de setembro, cabem aos coordenadores das escolas, no site da EMERJ. Os estudantes selecionados deverão elaborar texto que mostre compreensão sobre a necessidade de um Judiciário independente em favor da sociedade e o papel essencial dos magistrados para a garantia de direitos.

Clique aqui para obter mais informações do projeto. As redações estão separadas em duas categorias. A primeira, para alunos dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, será sobre o tema “Por que eu gostaria de ser juiz?”. Na segunda categoria, alunos do Ensino Médio terão que discorrer sobre “Por que os juízes são importantes em um Estado Democrático de Direito?”. O texto precisa ser escrito no gênero dissertativo-argumentativo e de forma individual.

Os resultados serão divulgados no site da EMERJ até 29 de outubro. A premiação da escola vencedora será avaliada pelos magistrados integrantes da comissão julgadora.

Apoios institucionais

Em 5 de agosto, o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, e a secretária do Conselho da Associação, Eunice Haddad, reuniram-se com a diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e a secretária-geral da EMERJ, a servidora Luiza Castro. No encontro, a Associação foi convidada a participar do programa, que também conta com o apoio da Mútua dos Magistrados e da Andes (Associação Nacional de Desembargadores).

Leia também: Programa ‘Roda Viva’ recebe a presidente da AMB, Renata Gil
Reportagem sobre prisão em hospícios na ditadura disputa o Patrícia Acioli
IAB promove o lançamento de livro sobre o Direito Penal brasileiro