AMAERJ | 18 de janeiro de 2019 12:26

Comissão discute resultados da pesquisa ‘Quem somos. A magistratura que queremos’


Comissão debateu as conclusões da pesquisa | Foto: ASCOM/ AMB

A comissão organizadora da pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos”, da AMB, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18) para discutir os ajustes finais do trabalho, que deverá ser divulgado em fevereiro.

A reunião aconteceu na sede da AMAERJ no Centro, com a participação da presidente Renata Gil, do ministro Luis Felipe Salomão (STJ), do juiz Durval Augusto Rezende Filho (TJ-SP), do presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e dos pesquisadores Luiz Werneck Vianna, Marcelo Burgos e Maria Alice de Carvalho, da PUC-Rio.

Leia também: Órgão Especial vota remoção e promoção de juízes no dia 28
Comissão discutirá porte de arma para promotores em tribunais
Volta Redonda recebe primeira audiência em sala para crianças

Lançado em maio passado, o levantamento se propõe a apresentar o perfil da magistratura brasileira. O objetivo é traçar um quadro amplo da magistratura nacional, da sua relação com o Direito e com o sistema de Justiça, da sua rotina profissional e condições de trabalho.

É a segunda vez que a AMB realiza uma pesquisa deste porte em parceria com o Departamento de Sociologia da PUC-Rio. A primeira aconteceu há 21 anos. Os pesquisadores entrevistaram 3.845 magistrados de todo o país.

Para Renata Gil, a pesquisa é uma grande oportunidade para a construção de um plano para a magistratura.

“Com o estudo, será possível criarmos a nossa própria pauta”, disse a presidente da AMAERJ, que também é vice-presidente Institucional da AMB e integra a comissão organizadora.

O lançamento nacional da pesquisa deverá acontecer no Rio de Janeiro na primeira quinzena de fevereiro, em data ainda a ser definida.

Foto: ASCOM/ AMB