AMAERJ | 03 de setembro de 2020 13:57

Combate à violência no lar é debatido em webinar da AMAERJ

Participantes do webinar da AMAERJ sobre violência doméstica | Foto: Reprodução/ YouTube

Na noite desta quarta-feira (3), foi transmitido pelo YouTube o webinar da AMAERJ “Discutindo a violência doméstica”. O presidente da entidade, Felipe Gonçalves, abriu a live de 85 minuto de duração, com a presença de magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e de São Paulo, além da atleta Kyra Gracie.

“A violência doméstica, também contra mulher, é prática reprovável, ilegal covarde que, infelizmente, ainda está arraigada em nossa sociedade. Desde a edição da Lei Maria da Penha muito se caminhou, foram significativos os avanços. No seio social, vem se tomando consciência deste problema que é cultural e intergeracional”, afirmou Gonçalves ao abrir o webinar.

Leia também: Luis Felipe Salomão é o novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral
TJ dá prazo para governo do Rio e professores definirem volta às aulas
Juiz Anderson Paiva é premiado em concurso de artigos da AMB

A presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, destacou o descompasso entre a preparação do Judiciário e os altos índices de violência contra a mulher registrados no país.

“O Brasil tem a terceira melhor lei de combate à violência contra a mulher, a Maria da Penha, só perde para o Chile e a Espanha, mas ostenta o quinto lugar de país mais violento do mundo, perdendo para Venezuela, Guatemala, Honduras e Rússia. Por que esse descompasso? Nosso sistema jurídico é bom. Imagino que seja falta de estratégia, de vontade política e enorme preconceito com essa agenda”, argumentou.

Também participaram a procuradora da República Maria Cristiana Simões Amorim Ziouva (conselheira do CNJ), a juíza do TJ-SP Maria Domitila Manssur (diretora do AMB Mulheres) e os juízes do TJ-RJ Juliana Cardoso (diretora de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ) e Richard Robert Fairclough (secretário-geral da AMAERJ).

Assista abaixo o mais recente AMAERJ Live.