AMAERJ | 13 de maio de 2022 12:53

Com 60 magistrados do Rio, Congresso da AMB é aberto em Salvador

Magistrados do Rio de Janeiro durante o CBM 2022 | Foto: Diego Carvalho

O maior encontro da Magistratura nacional, reunindo 1.700 expoentes da classe, começou em Salvador na noite desta quinta-feira (12). A abertura do 24º Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM 2022) teve a participação de 60 desembargadores e juízes do Rio de Janeiro, entre eles a presidente da AMAERJ, Eunice Haddad.

O início do evento contou com as presenças dos presidentes Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF); Rodrigo Pacheco, do Senado; Humberto Martins, do STJ; e Renata Gil, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

“A AMB, maior entidade de magistrados do mundo, com 72 anos de história, recebe quase 2 mil pessoas com ideias, propostas, visões diferentes, consolidando seu papel em tempos de cooperação dos valores democráticos que nos guiou no caminho desenhado pela Constituição. Declaro aberto o Congresso, sejam bem-vindos”, disse Renata Gil.

Luiz Fux falou sobre alegria de estar com os magistrados brasileiros. “Hoje não falo aqui como presidente do Supremo Tribunal Federal, falo com os meus colegas, meus pares, desembargadores e juízes. A nossa carreira é integrada de muita luta. Minha satisfação, como juiz de carreira, em saudar a todos presentes.”

Após a solenidade de abertura, os magistrados confraternizaram em um jantar, que contou com apresentações musicais dos artistas Bell Marques e Tatau.

Organizado pela AMB, o CBM 2022 segue até sábado (14) com a participação ministros de tribunais superiores, desembargadores, juízes, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), parlamentares, advogados e professores universitários do Brasil e dos EUA.

Leia também: Presidente do Senado defende Judiciário e Valorização por Tempo da Magistratura
Presidente Eunice Haddad participa de reunião de Conselho da AMB
Com sede em Aracaju, Jogos Nacionais da Magistratura têm inscrições abertas