EMERJ | 09 de dezembro de 2021 13:58

Cerimônia do 2º Prêmio EMERJ Direitos Humanos será nesta sexta-feira (10)

A solenidade do 2º Prêmio EMERJ Direitos Humanos acontecerá nesta sexta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dez personalidades serão condecoradas no evento em formato híbrido a partir das 18h, transmitido ao vivo pelo canal de YouTube da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro. Seis magistrados do Rio serão premiados. A diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, conduzirá a cerimônia.

A solenidade presencial acontecerá no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da entidade. Serão laureados magistrados, pesquisadores, professores, mestres, doutores e especialistas que contribuíram com causas em defesa dos direitos humanos em 2021. Conheça os agraciados:

Eunice Ferreira Caldas
Desembargadora aposentada do TJ-RJ e presidente da Abaterj (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro)

Regina Lúcia Passos
Desembargadora do TJ-RJ

Renata Machado Cotta
Desembargadora do TJ-RJ

Adriana Alves dos Santos Cruz
Juíza do TRF-2

André Souza Brito
Juiz do TJ-RJ

Erick Linhares
Juiz do TJ-RJ

Raquel Santos Pereira Chrispino
Juíza do TJ-RJ

Ailton Krenak
Ativista e líder indígena

Nilton Bonder
Rabino e escritor

Nísia Trindade Lima
Cientista social e presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Nova premiação

A primeira edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos aconteceu em 17 de dezembro de 2020, em cerimônia online. A iniciativa do desembargador André Andrade, então diretor-geral da Escola, expressa reconhecimento e gratidão aos que se destacaram em trabalhos voltados à erradicação definitiva das violações dos direitos humanos.

No ano passado, foram laureados o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto; os desembargadores do TJ-RJ Cristina Tereza Gaulia (atual diretora-geral da Escola) e Caetano Ernesto da Fonseca Costa; as juízas do TJ do Rio Adriana Ramos de Mello e Maria Aglaé Tedesco Vilardo; as professoras Alessandra Rapacci Mascarenhas Prado, Déborah Prates e Maria Helena Barros de Oliveira; a assistente social Lúcia Maria Xavier de Castro; e as advogadas Giowana Cambrone e Flávia Cristina Piovesan.

Leia também: Pleno do TJ-RJ recebe autoridades no 2º Congresso Mundial de Direito Ambiental
AMAERJ ajudará magistrados na preparação para Jogos Nacionais
No Dia da Justiça, Tribunal entrega Colar do Mérito a magistrados e personalidades