EMERJ | 27 de julho de 2023 11:31

Centenário do primeiro juizado do Brasil será celebrado pela EMERJ

Sede da EMERJ | Divulgação

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) vai comemorar o centenário de criação do primeiro juizado do país. O encontro acontecerá nesta sexta-feira (28), às 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Vieira Leite Ventura.

Organizado pelo Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ, o evento terá como tema “O idoso no âmbito da proteção à criança: políticas de cuidados ou arranjos protetivos?”.

Participarão da abertura a desembargadora Daniela Brandão e os juízes Raquel Chrispino, Sandro Pittan Espíndola e Lysia Maria Mesquita. A juíza Maria Aglaé será uma das palestrantes.

Serão discutidos no encontro os temas “Transformações na percepção sobre o envelhecimento na sociedade: qualidade de vida e imaginário social sobre o idoso”; “Contextualização do envelhecimento populacional: como isso aconteceu?”; “Garantia de Direitos e envelhecimento populacional” e “A maior idade e o Judiciário”.

O auditório está localizado na Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar, Centro do Rio. Haverá transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui.

O 1º Juizado de Menores do Brasil e da América Latina foi criado em 20 de dezembro de 1923, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Ficava na Rua das Laranjeiras, nº 230, onde atualmente funciona o Instituto dos Surdos e Mudos.

Leia também: Grupo de trabalho da AMAERJ apresentará soluções sobre aumento de acervo dos Juizados de Violência Doméstica
Fórum Nacional de Alternativas Penais recebe inscrições de artigos e experiências
Seminário da EMERJ discutirá a gestão dos conflitos em tempos de crise